eco.sapo.pteco.sapo.pt - 2 mai. 07:33

Ocean Winds ganha licença de viabilidade no primeiro leilão de energia eólica offshore da Austrália

Ocean Winds ganha licença de viabilidade no primeiro leilão de energia eólica offshore da Austrália

Joint-venture em partes iguais, entre a EDP Renováveis e a Engie, vai avaliar a viabilidade do desenvolvimento do projeto através de estudos a realizar numa área de 150 km2 ao largo de Gippsland.

A Ocean Winds obteve uma licença do Governo australiano para o potencial desenvolvimento de até 1,3 GW de energia eólica offshore no primeiro leilão de energia eólica offshore no país.

A joint-venture em partes iguais, entre a EDP Renováveis e a Engie, vai assim “avaliar a viabilidade do desenvolvimento do projeto através de estudos a realizar numa área de 150 km2 nas águas ao largo de Gippsland, Victoria”, anunciou a EDP ao mercado esta quinta-feira.

“Esta concessão posiciona a Ocean Winds como uma das companhias pioneiras no desenvolvimento de energia eólica offshore na Austrália e no estado de Victoria, o estado que se prepara para se tornar o líder nacional em energia eólica offshore, uma vez que o governo local está empenhado em alcançar 65% de energia renovável até 2030, 95% até 2035 e emissões net-zero de gases de efeito estufa até 2045”, explica a EDP no mesmo comunicado. “Os objetivos de Victoria para a capacidade de energia eólica offshore são de 2 GW até 2032, 4 GW até 2035 e 9 GW até 2040 (anunciados em março de 2022)”, acrescenta a mesma nota publicada na CMVM.

Para a EDP, o estado de Victoria possui “objetivos precisos” em termos de energia eólica offshore e “uma estrutura regulatória propícia ao desenvolvimento sustentável” deste tipo de projetos.

“Este investimento na costa sudeste da Austrália reforça o compromisso da EDP com o país, onde entrou recentemente com a aquisição de uma empresa com projetos solares, eólicos e de armazenamento em desenvolvimento”, sublinha a EDP em comunicado enviado às redações.

“A EDP quer aproveitar as perspetivas de crescimento substancial da Austrália nas energias renováveis, desenvolvendo projetos de várias tecnologias que possam acelerar a descarbonização do país, fornecendo simultaneamente eletricidade verde resiliente e acessível aos seus habitantes. O potencial da Austrália em termos de energia solar, eólica e de armazenamento é enorme”, acrescenta a elétrica no mesmo comunicado.

A EDP recorda ainda que já tem uma capacidade bruta offshore em operação, contratada ou com direitos de conexão à rede concedidos de 18 GW. Esta licença vem reforçar e diversificar “as opções de crescimento rentável a longo prazo da EDP, mantendo um perfil de risco equilibrado”, acrescenta a elétrica que detém 71,27% da EDP Renováveis.

(Notícia atualizada com o comunicado da EDP)

NewsItem [
pubDate=2024-05-02 08:33:41.0
, url=https://eco.sapo.pt/2024/05/02/ocean-winds-ganha-licenca-de-viabilidade-no-primeiro-leilao-de-energia-eolica-offshore-da-australia/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=370
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_02_2006600875_ocean-winds-ganha-licenca-de-viabilidade-no-primeiro-leilao-de-energia-eolica-offshore-da-australia
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]