expresso.ptexpresso.pt - 1 mai. 10:35

Já “aterrou” em Oleiros o miradouro desenhado por Siza Vieira que parece um óvni

Já “aterrou” em Oleiros o miradouro desenhado por Siza Vieira que parece um óvni

O Miradouro do Zebro está instalado numa escarpa, a 30 metros do solo. Em frente observa-se a paisagem e o vale profundo da freguesia de Estreito-Vilar Barroco, no concelho de Oleiros. Inaugurado no dia 25 de abril é o único miradouro da autoria de Álvaro Siza Vieira, o primeiro arquiteto português a receber um prémio Pritzker

“Uma experiência visual única, com uma vista panorâmica de 360 graus sobre um extenso vale, sustentada por uma consola fixa na rocha". Assim, é descrito pela Câmara Municipal de Oleiros o Miradouro do Zebro, inaugurado no dia 25 de abril.

Brindando quem o visita com uma vista deslumbrante, “mais do que uma simples obra arquitetónica, é uma verdadeira ode à beleza natural e à engenhosidade humana” garante a autarquia sobre este que é a única infraestrutura do género desenhada por Álvaro Siza Vieira. O arquiteto, vencedor do maior galardão dedicado a esta arte, o prémio Pritzker, em 1992, considera o Miradouro do Zebro uma das ”obras mais desafiantes e, ao mesmo tempo, benévola. Via-a como um presente. Não foi um projeto de sofrimento para encontrar uma solução. A natureza, o vale, o vazio, foram a solução.”

Miradouro do Zebro

Cavalo temperamental
O miradouro é constituído por uma plataforma de planta circular de 15 metros de diâmetro, que está fixada na rocha, e oferece uma vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale. No chão, foram abertos dois grandes óculos de vidro que permitem espreitar os rochedos que continuam até ao fundo do vale, e a toda a volta, há painéis interpretativos que possibilitam a identificação dos sistemas montanhosos visíveis, ou ficar a conhecer a origem do nome do miradouro. “Zebro” surge de uma espécie de cavalo selvagem que viveu na Península Ibérica até ao século XVI. Lê-se na descrição que “seria um animal parecido com o asno doméstico, mas mais alto e mais forte, muito veloz, com mau temperamento e com pelo riscado de cinzento e branco no dorso e nas patas”.

Miradouro do Zebro

Quem olha, a partir do Miradouro do Zebro, consegue uma visão vertiginosa que se alarga pelo vale da Ribeira das Casas da Zebreira. Nas proximidades existe uma parede de escalada, e o miradouro situa-se no Geosítio do Geopark da Naturtejo, que é ponto de passagem do Trilho dos Apalaches (International Appalachian Trail), que atravessa a cordilheira das montanhas Apalaches, no continente americano. Ém Oleiros, este é o único trilho em Portugal integrado pela organização internacional do IAT no Trilho Internacional dos Apalaches. Significa esta distinção que caminhar no Trilho dos Apalaches é percorrer uma zona que já esteve submersa pelo oceano.

Miradouro do Zebro

“Espero que as pessoas, quando estiverem no Miradouro do Zebro, não sintam medo!”, declarou Siza Vieira na apresentação da obra, construída “em condições muito especiais, diria raras, para que houvesse uma motivação forte de visitação”. Teve um custo total de €596.661,35, com um financiamento do Portugal 2020, no valor de €414.660,46 e demorou 11 meses a ser erguido. O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, reforçou na inauguração os ”locais com vistas maravilhosas” do concelho e adiantou que está a ser estudada “a criação de outros miradouros, um deles para breve”.

Miradouro do Zebro CM Oleiros

A pouco mais de 40 quilómetros, na Serra da Talhadas, no município de Proença-a-Nova, encontra-se a Torre de Vigia da Serra das Talhadas, inaugurada em junho de 2021, e que foi a primeira obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira neste território. Tem 16 metros de altura e faz parte do projeto de requalificação do concelho, que pretende criar infraestruturas que atraiam mais turistas ao território. Tem uma estrutura metálica repartida por quatro pisos, painéis foto voltaicos na cobertura, e preserva a memória de uma antiga torre de vigia que existia no mesmo local.

Torre de Vigia na serra das Talhadas PopUp Alive

Boa Cama Boa Mesa

Tradições: do cabrito estonado à chanfana de borrego

Leia também

Miradouro do Zebro CM Oleiros

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

NewsItem [
pubDate=2024-05-01 11:35:08.0
, url=https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/2024-05-01-ja-aterrou-em-oleiros-o-miradouro-desenhado-por-siza-vieira-que-parece-um-ovni-0aafb67c
, host=expresso.pt
, wordCount=609
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_01_1084394833_ja-aterrou-em-oleiros-o-miradouro-desenhado-por-siza-vieira-que-parece-um-ovni
, topics=[boa cama boa mesa]
, sections=[]
, score=0.000000]