expresso.ptexpresso.pt - 28 abr. 10:08

Vídeo divulgado pelo Hamas mostra dois reféns vivos em Gaza

Vídeo divulgado pelo Hamas mostra dois reféns vivos em Gaza

Divulgação das imagens surge numa altura em que o Hamas está a estudar a resposta de Israel à proposta de cessar-fogo. Ao fim de mais de seis meses de guerra, as negociações continuam num impasse

O Hamas divulgou neste sábado um vídeo que faz a “prova de vida” de mais dois reféns que foram capturados durante o ataque de 7 de Outubro ao sul de Israel e que mantém detidos em Gaza.

Não se sabe quando é que as imagens foram efetivamente captadas, mas o refém israelita Omri Miran afirma que está em cativeiro há 202 dias, enquanto o americano-israelita Keith Siegel faz uma referência às festividades judaicas da Páscoa, que decorreram ao longo dos últimos dias, o que sugere que o vídeo foi gravado recentemente.

Em reação à divulgação destas imagens, os familiares dos dois homens afirmaram que continuam a lutar pelo seu regresso a casa e instaram o Governo israelita a estabelecer um novo acordo de libertação de reféns.

Ao fim de mais de seis meses de guerra, as negociações continuam num impasse. O vídeo surge numa altura em que o Hamas está a estudar a última proposta apresentada por Israel com as condições para um cessar-fogo. Segundo o Governo israelita, a libertação de todos os reféns que ainda se encontram em cativeiro poderia evitar um ataque terrestre de Israel à cidade de Rafah.

“Imaginem que é o vosso pai”

Keith Siegel foi raptado a 7 de outubro juntamente com a sua mulher, que acabou por ser libertada em novembro, durante um breve período de tréguas. "Ver o meu pai hoje só realça o quanto devemos chegar a um acordo o mais rápido possível para trazer todos de regresso a casa. Exijo que os líderes deste país assistam a este vídeo e imaginem que é o seu pai que está a implorar por ajuda", afirmou a sua filha Ilan.

Também Dani Miran, pai do israelita Omri Iran, que aparece igualmente no vídeo, mostrou-se visivelmente emocionado ao saber que o filho está vivo e apelou ao Governo que chegue a um acordo para a libertação dos reféns. “O povo de Israel e as nações de todo o mundo querem que se ponha um fim ao derramamento de sangue”, afirmou, num discurso realizado sábado à noite, durante uma manifestação em Tel Aviv.

Para o Fórum de Famílias de Reféns, as imagens dos dois reféns agora divulgadas pelo Hamas provam que “o Governo israelita deve fazer tudo para alcançar um acordo para o regresso” de todos os que ainda estão em cativeiro em Gaza.

No início desta semana o Hamas tinha divulgado outro vídeo como “prova de vida” do refém israelita-americano Hersh Goldberg-Polin, de 23 anos, que perdeu o braço esquerdo durante o ataque de 7 de Outubro, quando foi raptado pelo grupo islamita.

NewsItem [
pubDate=2024-04-28 11:08:11.115
, url=https://expresso.pt/internacional/2024-04-28-video-divulgado-pelo-hamas-mostra-dois-refens-vivos-em-gaza-5f47f982
, host=expresso.pt
, wordCount=421
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_28_897849011_video-divulgado-pelo-hamas-mostra-dois-refens-vivos-em-gaza
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]