www.publico.ptpublico.pt - 28 abr. 16:14

Inquérito de Estimação: Associação Bamboo

Inquérito de Estimação: Associação Bamboo

No nosso Inquérito de Estimação, damos palco a associações e grupos de ajuda animal que o mundo deve conhecer. A Bamboo fica em Vila do Bispo para acolher cães abandonados e burros maltratados.

No final da década de 90, Nana trocou a Holanda por Portugal, mais precisamente pelo Algarve. Sonhava fundar uma associação para acolher animais de companhia e de grande porte. Os primeiros seriam adoptados, mas os outros viveriam em regime de santuário.

Foto

Lê todos os artigos do Pet aqui.

No ano 2000, comprou um terreno com mais de 13 hectares em Vila do Bispo e fundou a Associação Bamboo. Assim que abriu portas, recebeu seis burros que iam ser abatidos para “servirem de alimento aos leões de um circo” que, na altura, actuava na região, recorda a coordenadora Inês Branco em resposta ao Inquérito de Estimação.

Mais tarde, resgataram mais asnos, nasceram outros tantos e os cães foram aparecendo, “alguns atirados para dentro da propriedade, outros deixados presos ao portão” ou abandonados na rua.

Neste momento, a Bamboo tem 21 cães e 13 burros. Os burros não estão para adopção. No caso dos cães, desde o início do ano só foram adoptados dois. Bobson, Buzz, Buddha, Braco e BB King são alguns dos que estão à espera de uma família definitiva.

Nana, a fundadora, morreu em 2017 e a associação está agora a ser gerida pelo filho e pela nora. Os 20 voluntários, a maioria holandeses, ingleses e alemães, também ajudam.

Uma medida prioritária pelos direitos dos animais

Para nós seria a aplicação de penas severas para quem inflige maus tratos a animais e programas de esterilização de cães e gatos a nível nacional.

Um caso marcante

Temos dois: o cão Bacon e o burro Bolino. O Bacon por ser o embaixador da associação e, até morrer, membro do comité de boas-vindas a todos os que entravam no abrigo. Era um cão que adorava pessoas tanto quanto biscoitos.

O Bolino era um burro velho e debilitado que um agricultor aqui da zona usava para os trabalhos agrícolas. Uma amiga da Bamboo conseguiu convencer o agricultor a vender-lhe o burro. Esteve connosco poucos anos, mas teve um bom fim de vida e ficava contente sempre que nos aproximávamos dele. É um exemplo de bravura e resiliência.

View this post on Instagram

A post shared by Algarve animal shelter (@bambooalgarve)

Um conselho para quem quer adoptar um animal

Que pondere bem, analise as condições que tem para oferecer ao animal em termos financeiros, de espaço e de tempo. E não esquecer que é um compromisso de 15 anos.

Antes de o trazer para casa, é importante ir visitá-lo à associação as vezes que forem necessárias para se sentir confortável com o futuro tutor. Nestes casos, é preciso ter muita paciência. Alguns dos animais que vivem nos abrigos mal conhecem o mundo exterior, e um simples estímulo como o barulho de um carro ou estranhos a passar na rua podem causar desconforto.

Bamboo Foto

Contactos

associacaobamboo
@gmail.com

Site

Instagram

Facebook

Um projecto que tem de ser conhecido

A Nandi Charity Shop, uma loja de caridade do Algarve. É um bonito projecto que tem peças em segunda mão e cujos lucros revertem a favor de associações de protecção animal. O projecto ajuda animais de vários concelhos algarvios, nomeadamente com a esterilização.

Uma pessoa anónima que vale a pena conhecer

O Dr. Cláudio Sacchi que é o veterinário responsável pela Bamboo. Está sempre pronto a ajudar, é muito prestável e já nos acompanha há muitos anos, nos bons momentos e nos menos alegres.

NewsItem [
pubDate=2024-04-28 17:14:00.0
, url=https://www.publico.pt/2024/04/28/p3/noticia/inquerito-estimacao-associacao-bamboo-2088159
, host=www.publico.pt
, wordCount=540
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_28_1921139247_inquerito-de-estimacao-associacao-bamboo
, topics=[pet]
, sections=[]
, score=0.000000]