expresso.ptexpresso.pt - 27 abr. 16:21

Morreu Rui Freire, teclista da banda portuguesa Corpo Diplomático

Morreu Rui Freire, teclista da banda portuguesa Corpo Diplomático

Rui Freire, mais conhecido como Rui Khadafi, morreu na noite de sexta-feira, 26 de abril, vítima de cancro. Integrou, entre finais dos anos 70 e início da década seguinte, os Faíscas e os Corpo Diplomático, ajudando também a dinamizar bares como o Ritz Club e o Lótus Bar

Morreu Rui Freire, antigo teclista da banda Corpo Diplomático, confirmou a BLITZ. O músico, conhecido como Rui Khadafi, tinha 64 anos e sofria de cancro do cérebro.

Formados em Lisboa em 1979, os Corpo Diplomático foram uma das primeiras bandas new wave de Portugal, composta por Carlos Gonçalves, “Ultra Violeta”, na voz; Paulo Pedro Gonçalves , “Falso Alarme”, na guitarra; Pedro Ayres Magalhães “Dedos Aires” no baixo; Carlos Maria Trindade “Carlos Maria” no órgão; Rui Freire, “Choque Eléctrico”, no sintetizador, e Emanuel Ramalho, “Flash Gordon”, na bateria.

A banda resultou do fim dos Faíscas, e lançou, em 1979, o single ‘Festa’, com uma versão de ‘Engrenagem’, de José Mário Branco, no lado B. No mesmo ano chegou “Música Moderna”, único álbum que editariam, e que foi produzido pelo radialista António Sérgio.

Em 1980, e depois de darem vários concertos, um deles na primeira parte dos norte-americanos The Tubes em Cascais, os Corpo Diplomático põem termo ao seu percurso, numa altura em que procuravam um novo vocalista.

Em 1981, Paulo Pedro Gonçalves, Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade voltam a juntar-se, desta vez nos Heróis do Mar.

"Festa", o primeiro single dos Corpo Diplomático "Música Moderna", o único álbum dos Corpo Diplomático, editado pela Da Nova

Segundo o jornalista Nuno Galopim, no site “Gira-Discos”, apesar das boas críticas “Música Moderna”, o álbum, tocou pouco nas rádios e, dos dois mil discos fabricados, venderam-se apenas 500 exemplares. Hoje, é valorizado pelos colecionadores.

Foto publicada no Facebook do músico em 2017

Depois de sair dos Corpo Diplomático, Rui Freire dinamizou espaços como o Ritz Club, em Lisboa, e o Lótus Bar, em Cascais.

Em meados de abril, Rui Freire anunciara, nas suas redes sociais, que sofria cancro, pedindo ajuda para custear os tratamentos.

“A luta ainda vai no início, a quimioterapia é dura, muito dura, e depois ainda virá a radioterapia, bem pior. Mas eu quero vencer e não vou baixar os braços. Nunca fugi a uma luta pelas razões certas e acredito que tenho o direito a ainda por cá me manter”, escreveu então. “É com plena humildade e com o coração nas mãos que vos agradeço toda a generosidade que tenho vivido e, possa eu um dia, devolver tamanha graça a vocês ou a outros que assim o necessitem.”
O pai de Rui Freire, Mário Rosa Freire, foi Presidente do Belenenses, entre 1982 e 1990. Faleceu em 2021, aos 84 anos.
NewsItem [
pubDate=2024-04-27 17:21:02.505
, url=https://expresso.pt/blitz/2024-04-27-morreu-rui-freire-teclista-da-banda-portuguesa-corpo-diplomatico-184e90c1
, host=expresso.pt
, wordCount=394
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_27_548297591_morreu-rui-freire-teclista-da-banda-portuguesa-corpo-diplomatico
, topics=[blitz]
, sections=[vida]
, score=0.000000]