www.sabado.ptAlexandre Monteiro - 26 abr. 18:36

O que diz a sua cara? Sobrancelhas, testa, lábios, língua, toques e barba

O que diz a sua cara? Sobrancelhas, testa, lábios, língua, toques e barba

Opinião de Alexandre Monteiro

O que dizem as suas sobrancelhas?

As sobrancelhas dão mais informações do que os olhos e são os principais indicadores de emoções na cara. Não que se desconsiderem as expressões faciais para obter informação, mas é muito mais fácil ler as sobrancelhas numa situação de negociação, entrevista de emprego ou relação pessoal do que ler e perceber que músculos se movimentaram para fazer as expressões faciais. Como os movimentos das sobrancelhas pode perceber mais facilmente o que a pessoa sente, porque instintivamente reconhecerá os significados.

O movimento de uma sobrancelha a subir e de outra a descer é sinal de que ainda não acredita no que lhe dizem ou no que vê. Não é uma confirmação, a pessoa necessita e quer mais informação para decidir se deve ou não acreditar no que está a ouvir ou a ver. Este movimento deriva de uma incongruência de sentimentos revelada através de outros dois movimentos feitos pelas sobrancelhas: o flash de sobrancelha para cima ou para baixo.

O flash de sobrancelhas para cima ocorre quando existe um elevar repentino e um abaixamento de seguida das sobrancelhas. Fazemo-lo quando gostamos do que vimos ou reconhecemos alguém de que gostamos. Nos anúncios de uma famosa marca de café, os atores recorrem bastante a este movimento do flash de sobrancelhas para cima para demonstrar que gostam do produto e para influenciar, subliminarmente, o público a reconhecer que o café é bom. Para confirmar se uma pessoa gosta de si, basta verificar se faz o flash de sobrancelhas para cima ou para baixo. Já sabe que, se fizer o flash de sobrancelhas para cima, é sinal de que gosta; se o fizer para baixo, tem o significado diferente e contrário, é sinal de que não gosta.

Nem sempre as sobrancelhas fazem o movimento de flash, podendo ficar mais tempo elevadas, o que poderá significar surpresa ou medo; na posição inversa, poderá revelar tensão, desacordo, tristeza ou raiva.

Em poucas palavras, as sobrancelhas que desafiam a gravidade e sobem transmitem mais confiança, ligação e sentimentos positivos, enquanto as sobrancelhas que baixam transmitem mais desconforto e sentimentos negativos.

Elevar e baixar as sobrancelhas dá-nos a perceção do nível de conforto e do estado emocional, quanto menor a tensão, melhor o estado emocional e de conforto da pessoa.

Duas amigas encontram-se e uma delas pergunta à outra se ela gosta do seu vestido novo. Aquela responde-lhe que sim e coça a sobrancelha. Apesar responder afirmativamente, não é verdadeira, porque coçar a sobrancelha em momentos de avaliação indica perceção negativa.

O que diz a sua testa?

A testa enrugada emite pistas sobre a determinação, a teimosia e a frontalidade da pessoa. Enrugar a testa significa desacordo e desconforto, por se ter uma opinião contrária na

maioria das vezes. Aqueles que o fazem frequentemente criam rugas permanentes na testa, as chamadas «rugas de expressão». Estas pessoas fazem as coisas como querem, têm opiniões fortes, são determinadas e muitas vezes até teimosas.

O que dizem os seus lábios?

Os lábios indicam o estado de tensão e emocional em que a pessoa se encontra num preciso momento, em avaliações ou quando faz previsões e visualiza possíveis desfechos.

Quanto maior é a pressão exercida pelos lábios, mais elevada é a tensão. Por vezes é tão elevada que os lábios parecem desaparecer. Pressionar os lábios é um excelente indicador de tensão em relações profissionais, como reuniões de negócios. Por exemplo, quando diz o preço a um cliente e ele pressiona os lábios, significa que o preço lhe é desconfortável; ou quando pergunta a um amigo se está tudo bem e ele lhe responde que sim, mas pressiona os lábios, o que indica o contrário.

A pressão e avançar os lábios denunciam o presente, já morder os lábios indica que está a fazer previsões ou a criar mentalmente cenários possíveis.

Morder os lábios é o exemplo clássico de quando um homem ou uma mulher veem alguém atraente e criam expectativas positivas sobre o futuro e visualizam mentalmente o desfecho da interação com essa pessoa. O significado de morder os lábios depende do contexto. No caso anterior, revela um desfecho positivo; no entanto, num contexto de tensão ou desafio, poderá indicar que a pessoa visualiza um desfecho negativo ou prevê o que vai fazer.

O que diz a sua língua?

Quando a língua se torna visível, dá-nos sinais de atracão, dissimulação ou desconforto, mediante a zona do lábio que toca. Se for o meio do lábio superior, é um indício de dissimulação ou desconforto; se for um dos lados da boca, é um sinal de atracão ou de que viu algo de que gostou. A língua também pode mover-se para fora da boca e, de seguida, ser mordida: acontece quando sabemos que fizemos asneira. Este movimento demonstra que fez algo que não devia. Colocar a língua por dentro da bochecha de forma a enchê-la, significa que começa a aprovar o que está a ver ou ouvir.

O que diz tocar na cara?

Numa conversa, um negócio ou uma apresentação, se quem está a ouvir toca ou esfrega os olhos mais tempo do que o normal, está, inconscientemente, a bloquear o sentido da visão, o que indicia que a pessoa não gosta ou não quer ver mais o que está a ver. O mesmo acontece com o toque no canal auditivo: não quer ouvir ou não gosta do que está a ouvir. E ainda, tapar do nariz quando algo não lhe agrada.

Os toques nos olhos ou nos ouvidos podem ser uma simples comichão. É importante para a avaliação saber se o sinal ocorre depois de verbalizar uma opinião, um gosto ou fazer uma declaração. Se o toque nos olhos, nos ouvidos ou no nariz acontecer quando a pessoa fala, significa que ela não confia, não acredita ou não gosta do que está a dizer, estes movimentos são um reflexo da avaliação negativa do inconsciente.

O que diz coçar ou beliscar a barba?

Um homem coçar a barba ou a cara quando se aproxima dele é uma pista masculina muito engraçada, que indica que não foi a melhor altura para o interromper, que sentiu desconforto pela invasão de espaço nesse preciso momento. Não significa que não gosta de si, mas que não foi o melhor momento para o abordar. No entanto, se ele beliscar o queixo, revela que está preocupado. Este beliscar é comum a ambos os sexos.

Para decifrar uma pessoa, não é necessário ver mais mas, sim, ver melhor, é estar atento aos sinais e compreender os possíveis significados e qual o gatilho que desencadeou esse mesmo sinal, é fazer a leitura dos sinais não verbais, como a linguagem corporal, as expressões e o tom de voz, conjuntamente com o contexto.

Mais crónicas do autor 28 de abril O que diz a sua cara? Sobrancelhas, testa, lábios, língua, toques e barba

Morder os lábios é o exemplo clássico de quando um homem ou uma mulher veem alguém atraente e criam expectativas positivas sobre o futuro e visualizam mentalmente o desfecho da interação com essa pessoa.

21 de abril Micro Expressões Faciais – Identificar e compreender

Um facto curioso, se fizer uma determinada expressão facial, também vai começar a sentir a emoção correspondente. As emoções são comunicadas por expressões faciais, mas estas também influenciam emoções.

14 de abril Como ler a Linguagem Corporal, sem acreditar no mito dos 93%. Não leia, interprete

Saber o quê é importante, no entanto o objetivo é saber, o porquê. Ao detetar um sinal interprete-o e faça perguntas, não julgue, investigue mais e não complique.

07 de abril Tipos de manipuladores e como os identificar

Muitas vidas podiam ser mais fáceis com este conhecimento, é como se tratasse do colete à prova de bala, pode nunca ser necessário, mas quando estiver e ou se estiver em perigo vai salvar-lhe a vida. 

31 de março Não há pessoas más, há pessoas em dor. Como lidar com um conflito?

As pessoas difíceis não querem o seu mal, querem a sua admiração. Em falta de amor, reconhecimento ou atenção as pessoas ficam mais invejosa e egoístas.

Mostrar mais crónicas Tópicos Alexandre Monteiro opinião Decifrar & Conquistar Pessoas rosto cara expressão
NewsItem [
pubDate=2024-04-26 19:36:52.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/alexandre-monteiro/detalhe/o-que-diz-a-sua-cara-sobrancelhas-testa-labios-lingua-toques-e-barba
, host=www.sabado.pt
, wordCount=1326
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_26_901447487_o-que-diz-a-sua-cara-sobrancelhas-testa-labios-lingua-toques-e-barba
, topics=[opinião, alexandre monteiro]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]