visao.ptvisao.pt - 19 abr. 09:46

Exame Informática | TSMC vai cobrar mais pelos chips fabricados fora de Taiwan

Exame Informática | TSMC vai cobrar mais pelos chips fabricados fora de Taiwan

O CEO da TSMC confirma que a empresa vai cobrar uma taxa adicional para os clientes que prefiram os seus chips fabricados em instalações fora de Taiwan

A TSMC está a expandir a produção de chips para fábricas localizadas em países como Alemanha, Japão e EUA, alargando-se para lá das fronteiras de Taiwan também como forma de dar resposta à elevada procura por estes componentes. Agora, o diretor executivo da empresa confirma que a tecnológica vai cobrar uma taxa adicional aos clientes que exijam chips que sejam fabricados fora de Taiwan.

“Temos algum tipo de custo mais elevado no estrangeiro e, mais recentemente, com a inflação e a eletricidade. Esperamos que os nossos clientes partilhem algum desse custo connosco e já iniciamos as conversas nesse sentido”, confirmou C. C. Wei, o diretor executivo da TSMC, numa conversa com os analistas e investidores.

A empresa, recorde-se, já se ‘queixou’ várias vezes que construir fábricas na Alemanha, no Japão e nos EUA tem custos mais elevados do que criar fábricas em Taiwan e até teve de adiar o início de produção nos EUA devido a negociações com os sindicatos locais e ao atraso de instalação de algumas ferramentas.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! Exame Informática Diária Todos os dias, pelas 18h, a melhor informação sobre tecnologia em Portugal e no mundo

Apesar de não haver confirmação oficial de quanto poderá ser a taxa adicional para produção fora de Taiwan, há alguns relatos de que o fabrico de chips nos EUA é 20 a 30% superior ao custo de fabrico em Taiwan, conta o Tom’s Hardware. O objetivo da TSMC é transferir parte deste custo para o cliente para poder manter a margem de lucro bruta nos 53%.

“Num mundo de globalização fragmentada, o custo vai ser mais alto para todos, incluindo para a TSMC, para os clientes, para os rivais e para toda a indústria de semicondutores. Planeamos gerir e minimizar esta diferença de custos ao, primeiro, estrategicamente definir o preço para refletir o valor da flexibilidade geográfica; segundo, trabalhar próximo do governo para assegurar o seu apoio; terceiro, tirar partido da nossa vantagem fundamental com a liderança da tecnologia de manufatura e com a manufatura de grande escala, algo com que nenhum outro fabricante consegue rivalizar”, sintetizou Wei.

NewsItem [
pubDate=2024-04-19 10:46:00.0
, url=https://visao.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2024-04-19-tsmc-vai-cobrar-mais-pelos-chips-fabricados-fora-de-taiwan/
, host=visao.pt
, wordCount=349
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_04_19_1592943577_exame-informatica-tsmc-vai-cobrar-mais-pelos-chips-fabricados-fora-de-taiwan
, topics=[tecnologia, chip, taiwan, tsmc, fábrica, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]