www.publico.pt

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 18:56

Escócia mantém quarentena para chegadas de Portugal e Espanha

Na sexta-feira, o Reino Unido decidiu impor uma quarentena de 14 dias a viajantes oriundos de Portugal. Escócia tem autonomia para decidir a entrada de viajantes, mas seguiu a mesma linha que o Governo britânico. Lista será revista a 20 de Julho.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 21:40

Assis quer mais mulheres no Conselho Económico e Social

O ex-eurodeputado foi ouvido na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, tendo elogiado o trabalho feito pelo Governo, mas também a oposição na resposta à pandemia que mereceu elogios lá fora.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 22:20

Mário Centeno para o Museu do Aljube, e já

Em Portugal tanto se arranja um lugar no aparelho do Estado para quem tem currículo e conflitos de interesse, como se arranja um lugar no aparelho do Estado para quem não tem conflitos de interesse nem currículo.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 18:14

Futuro Hoje: Qual o papel do automóvel no futuro do mundo?

Futuro Hoje é um ciclo de conversas digitais organizadas pelo Público e que pretende abordar vários temas, numa altura em que o futuro parece caminhar numa direcção diferente daquela que projectávamos há três meses. “O automóvel no futuro do mundo”

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 14:35

A liberdade das Haim depois da exaustão

Após uma sequência de discos e digressões que as levou ao limite, as Haim fizeram de Women in Music Pt. III um ajuste de contas com o turbilhão por que passaram. Alana e Danielle Haim falam-nos de um regresso ao início e de uma maior proximidade.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 11:50

O meu cabelo antes e depois do confinamento

Durante os dias que ficámos em casa, o cabelo cresceu perdendo o corte e, em muitos casos, a cor. O fotógrafo Simon Dawson resolveu fixar a passagem dos dias pelas nossas cabeças.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 13:00

Sefarditas II

Atento o seu valor simbólico e a importância no plano jurídico, seria fundamental antes de a alterar proceder a uma avaliação legislativa séria, rigorosa e objetiva dos efeitos da sua aplicação.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 12:00

Lições, sinergias e bons projetos em tempos de pandemia

O Prémio Helthcare Excellence – Edição Especial Covid-19 surge como forma de agradecimento e reconhecimento a todas as equipas que têm batalhado na linha da frente contra a pandemia, dando provas de uma enorme capacidade de resiliência e coragem.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 11:00

A mais velha aliança?

Além do agravamento da situação sanitária para lá do que seria esperado, somos reféns da projeção mediática internacional do milagre português na fase do confinamento.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 10:18

Bolsonaro tem algo de positivo

O mundo dos que não querem acreditar na gravidade da doença, que envolve pessoas de espectros muito diferentes da sociedade, vai rezar a Deus e ao Sol para que ele seja um portador assintomático.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 10:00

Quanto vale a TAP para a economia de Portugal?

O desafio do governo é enorme, sem dúvida! Transformar custos em investimento não é fácil. Mas antes de ligar os reatores do crematório, dê-se gás aos reatores dos aviões da TAP.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 07:06

O SNS e as parcerias

Urge desencadear no nosso país um enérgico programa de reorganização do SNS, preparando-o para cenários futuros que não são difíceis de adivinhar.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 07:00

A ciência que tem mudado o mundo

Peço-vos que exijam dos nossos governantes, sem barreiras e com total certeza, o apoio inquestionável ao programa do European Research Council, o pilar de excelência dos fundos europeus para a ciência.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 06:50

PS e PSD juntos no funeral da regionalização

Já tínhamos percebido que anda no ar um clima de enlevo entre o PSD e o Governo em matérias como a gestão da crise da covid-19 ou do orçamento suplementar. Com o golpe de rins do PSD na data da eleição indirecta das CCDR, fica-se com a ideia de um n

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 06:45

Empresas loiras, com olhos azuis

Lançar a bóia apenas às empresas modelo – loiras, com olhos azuis – é ignorar a maior parte da economia nacional e atirar milhões de trabalhadores para um precipício.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 06:31

A União Europeia e a América Latina no pós-pandemia

Numa conjuntura ainda marcada pela presente pandemia mas já caracterizada por uma profunda precarização social e económica, coloco a hipótese de ser possível a negociação e a operacionalização de uma parceria estratégica entre a Europa Ocidental e

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 00:20

A ministra, o barrete e a pega

O que agora nos governa são políticas exclusivas em que o preconceito ideológico está ao serviço do mais primário sectarismo e em que a ministra não só não sai em defesa da cultura do seu país, como é ela própria a intérprete da agressão.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 00:15

Nanismo político e idadismo digital

Do que disse o ministro e do que consta nas orientações oficiais para a organização do próximo ano lectivo, resulta um caderno de encargos irreal para as escolas e para os professores, que acabarão responsabilizados por tudo o que possa correr mal.

www.publico.ptpublico.pt - 8 jul 00:00

A falta de cara

As máscaras tapam a nossa cordialidade, o apoio que sinalizamos, a recepção que damos. Tapam a maneira como simpaticamente fingimos e disfarçamos.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 21:00

Quem perde mais nesta crise?

O sucesso da recuperação económica depende de ações de saúde pública para controlar o vírus e de medidas políticas para estimular a recuperação dos rendimentos das famílias e das empresas.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 20:58

A ciência também pode ser contraditória

Para o melhor conhecimento deste vírus e da protecção contra a contaminação, a comunicação social pode ajudar divulgando mais conhecimentos aprofundados sobre a doença e menos opiniões. Saber decidir face a situações com contradições é uma capacidad

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 18:19

A tragédia de Bolsonaro

Esperemos que Bolsonaro fique dentro em breve livre do vírus da covid-19. E que rapidamente todos os democratas brasileiros entendam a missão comum que têm para que um dia, o mais cedo possível, o Brasil se possa livrar do vírus do bolsonarismo.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 11:35

Dos comuns da escola

O normal de uma escola é marcado pela conjugação de duas forças contraditórias. A da tradição — na defesa da ideia de que a mudança exige lentidão —, e a da inovação, que traduz o sentido de mudança permanente, acompanhando a evolução do conheciment

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 06:15

“Eudaymonia”…

Portugal, caro leitor, perdeu uma grande oportunidade de marcar uma posição no contexto da reabertura na Europa, construída na decisão corajosa do estado de emergência, e que a ausência de rumo, de coerência na estratégia, de coragem nas decisões e

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 06:00

Nova SBE, regime fundacional e empresarialização do Ensino Superior

Lamentavelmente, como se percebe pela tentativa de limitar a intervenção pública de Susana Peralta, a promiscuidade entre a missão pública do Ensino Superior e os interesses empresariais privados gera uma situação nebulosa e mal definida que em nada

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 05:45

A TAP é uma empresa estratégica?

A TAP não é uma empresa estratégica mas está próxima do interesse estratégico do país. Razão que milita a favor do estatuto de empresa de capitais públicos mas não nacionalizada, significando isto que, se apresentar prejuízos sistemáticos, deve ir à

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 05:30

Precisamos de máscaras nas quais confiar

Já nos basta não poder confiar num vírus com esta imprevisibilidade. Que possamos confiar, dos profissionais de saúde ao comum dos mortais, nas máscaras que usamos.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 00:30

Lei dos Sefarditas: percepções e factos

Quando o preconceito não cede perante os factos, quando se argumenta tendo por base a falsidade e o erro e quando, por um qualquer motivo, é mais fácil atacar uma comunidade de pessoas do que discutir e decidir com base na verdade, entra-se por um c

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 00:20

O turismo nas guerras da covid-19

Para a generalidade dos países e não apenas para os do Sul, atrair turismo interno e externo é fundamental. Mas não pode valer tudo.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 00:15

Um erro inaceitável

A posição do ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a Lei dos Sefarditas é uma ruptura política com valores constitutivos da natureza humanista do PS. E um erro que fractura o que devia ser um traço de união entre os socialistas.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 00:10

Os dias destrocados

O distanciamento tem-nos impedido de ter aquelas pequenas conversas diárias, na mercearia, na rua e agora na praia, que parecem insignificativas até desaparecerem durante três meses.

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 00:05

TAP: #VamosTodosPagarBem

Há coisas que, apesar de o Governo não nos querer dizer, precisamos mesmo de saber. Não havia mesmo outra solução?

www.publico.ptpublico.pt - 7 jul 00:00

O filme de terror de Pedro Nuno Santos

Como é óbvio, tudo vai ser um filme de terror. O país tem meses absolutamente terríveis pela frente e a TAP será o exemplo perfeito para resumir todas as incompetências do governo.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 22:03

A maior vítima da covid-19 é a humanidade

A covid-19 veio exponenciar o ingrediente que destrói qualquer perspectiva sobre o presente e o futuro, o egoísmo. Ao aguçar o nosso medo de morrer e a protecção dos nossos veio catalisar a indiferença para com os outros.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 19:41

Medina e o Airbnb

Assinalamos positivamente este passo do PS em direção ao que há muito defendemos. Precisamos de construir uma cidade diversa, onde as famílias conseguem fixar-se e onde o turismo não é a única atividade económica.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 12:17

A geração do milénio e o futuro do mundo

O futuro do mundo pertence aos millennials. A afirmação tem boa ressonância e até pode parecer profunda, mas não passa de um truísmo. Por razões biológicas óbvias, todas as gerações terão, algum dia, o futuro do mundo nas mãos.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 11:54

A importância da hidratação

A adequada hidratação é extremamente importante porque a desidratação é uma das principais causas da fadiga e das cefaleias associadas à mesma.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 06:00

China já é “um país, um sistema”

A entrada em vigor da Lei de Segurança Nacional aprovada em Hong Kong é a antecipação do fim de uma história que os chineses querem abreviar com o horizonte em Taiwan.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 05:45

Renascer das cinzas

Depois da aditiva exuberância vivida nestes últimos anos, Portugal arrisca-se a cair, abruptamente, na dura realidade de quem nem sabe o que quer nem como o conseguir. Num tempo em que a ambição é “renascer das cinzas”, às lideranças exige-se muito

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 05:00

A pandemia e a questão social

Precisamos de outro modelo de crescimento económico, que respeite a natureza, os direitos e a dignidade do ser humano.

www.publico.ptpublico.pt - 6 jul 02:00

“Equipa Europa”: juntos fazemos melhor

Apoiar os nossos parceiros a lidar com as consequências da pandemia não é apenas a coisa certa a fazer, é também do interesse da Europa, tendo presente que a interdependência entre todos é hoje mais evidente que nunca.