www.publico.pt

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 22:55

Nas biografias dos “cromos” do Porto cabe uma história da cidade

São os “castiços” que vemos pelas ruas, substância de uma memória colectiva, símbolo de um Porto “travesso” em vias de extinção. Raul Simões Pinto é o autor do livro Figuras típicas do Porto, os Cromos da Cidade – mas poderia, orgulhosamente, ser um

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 21:30

A ver navios no Canal de Suez

Há 150 anos, no dia 17 de Novembro de 1869, era inaugurado com internacional pompa e circunstância o Canal de Suez, uma passagem entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho que viria a tornar-se um elemento crucial para o vaivém do comércio mundial. Ver p

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 19:00

Já pode provar rum maturado no fundo do mar na Madeira

Foram retiradas 242 garrafas que estavam submersas: já estão em terra e prontas a serem provadas. As 363 garrafas que ainda se encontram nas profundezas serão içadas no princípio do próximo ano.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 21:00

Nesta Oficina do Porto, o rissol é a matéria-prima

O prato principal são rissóis no forno. O objectivo da Oficina dos Rissóis é mostrar que com matéria-prima de qualidade, e um pouco de criatividade, a simplicidade pode ser saborosa. Aqui, “cada rissol é um prato”.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 17:50

Sete ideias para sair esta semana

Harry Potter chama por nós, mas também os cogumelos de Alcaide, o mel do Dão, a aguardente na Lourinhã ou o mar de Viana. Não faltam boas ideias para ir dar uma volta.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 19:24

Apoio ao independentismo em queda na Catalunha

Sondagem mais recente, realizada ainda antes das sentenças do Supremo Tribunal, confirma tendência. Desde as vésperas do referendo de 2017 que o apoio ao independentismo não era tão baixo.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 16:41

Carmelo Anthony de regresso à NBA

Carmelo está parado desde Novembro de 2018, já que nenhuma equipa se mostrou interessada em contratá-lo, depois dos maus desempenhos nas últimas duas equipas por onde passou: Oklahoma City Thunder e Houston Rockets.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 16:17

Marcelo Lippi deixa selecção chinesa pela segunda vez em 2019

O técnico italiano tinha saído em Janeiro, depois de ser eliminado na Taça da Ásia, mas foi contratado, novamente, em Maio. Agora, Lippi volta a deixar o cargo, reconhecendo que o salário que recebia não condizia com o sucesso da equipa.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 15:22

Chumbar ou não chumbar, eis a questão

Eu que de vez em quando leio imprensa internacional vejo que Portugal continua a fazer omeletas sem ovos em quase tudo, até na educação, e é a BBC que nos dá créditos, temos que estar orgulhosos e continuar a meter inveja aos outros.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 15:18

Óscar Tabárez entrou para os recordes do Guinness

As duas centenas de jogos de Tabárez são um recorde absoluto, a nível mundial, e este número foi atingido no último jogo particular do Uruguai, a 15 de Outubro, frente ao Peru.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 16:29

Uma vassourada na Educação

Gostaria muito que os chumbos fossem abolidos nas escolas. Com convicção o escrevo. Com a mesma convicção defenderia a abolição das penas de prisão ou de multa, a extinção dos impostos, bem como a revogação das leis que nos impõem proibições ou dete

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 13:19

Número médio de filhos é o mais alto dos últimos 14 anos

A idade média das mulheres ao nascimento do primeiro filho voltou a aumentar, sendo agora de 29,8 anos. Na Área Metropolitana de Lisboa, 22% dos bebés de 2018 nasceram fora do casamento e sem coabitação dos pais.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 12:23

Christian Petzold, cineasta dum país de fantasmas

A sua obra é um dos acontecimentos centrais do moderno cinema alemão. E é um dos acontecimentos do Lisbon & Sintra Film Festival. A partir de sexta-feira veremos “um país cheio de derrotas e de ideias que foram derrotadas mas que vivem ainda como fa

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 11:52

Ser Voluntário… no GASNova

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 10:28

A imperdoável Vitalina

Vitalina Varela, o filme de Pedro Costa, tem a força grandiosa de elevar a personagem com esse nome à condição de paradigma. Vitalina salta do ecrã e prolonga-se no nosso mundo, como uma sobrevivência dotada

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 06:54

Que movimento para salvar o planeta?

O movimento para salvar o planeta tem de ser um movimento a favor dos factos e um movimento contra as barreiras artificiais que nos separam.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 06:52

Quanto vale um “habeas corpus”?

É feio aparecer em bicos de pés à custa de dramáticas situações humanas em que os seres quase só conservam o epíteto de “humanos” à custa de um desgraçado nominalismo.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 06:19

O que está a esconder, sr. ministro?

O silêncio parece ser do peso na consciência de quem não está a cumprir o prometido e continua a empurrar o problema com a barriga.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 06:18

A visita permanente

O Porto fica perto de lugares tão bonitos, onde se fala e se convive e se come tão bem, que às vezes é difícil ficar por lá, naquela grandeza que se vai escondendo à medida que a descobrimos.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 06:17

UE e Boris Johnson perderam-se na tradução

Parece óbvio que as segundas intenções do primeiro-ministro britânico são as primeiras: dificultar a vida a Bruxelas e marcar pontos internamente.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 02:56

Macron e os elefantes no meio da sala

Há os que o consideram ingénuo. Entende-se, mas na realidade é o menos ingénuo dos políticos europeus. O que se passa é que ele é o único que procura verdadeiramente reformar, engrandecer, e salvar pelas únicas vias possíveis, o projeto europeu.

www.publico.ptpublico.pt - 15 nov 02:05

Sem vergonha

Este regime parlamentar está mal, está doente e precisa de uma revisão. O Presidente Marcelo, ex-professor de Direito Constitucional, achou por bem calar-se, excepcionalmente.

www.publico.ptpublico.pt - 14 nov 22:00

Como está a nossa competitividade?

Segundo alguns somos o país das contas certas, tão certas que ficamos no mesmo lugar. Mais certo do que isso não existe.

www.publico.ptpublico.pt - 14 nov 12:11

Um mês à conversa com a Google Assistant

Qualquer pessoa pode agora acordar com a voz da assistente virtual do Google a falar português de Portugal. É boa a desligar o despertador, a falar sobre o estado do tempo e a dizer curiosidades. Mas ainda tem muito para aprender.

www.publico.ptpublico.pt - 14 nov 06:54

O óptimo é amigo

O que eu tenho de fazer não é emagrecer (quem me dera) mas desengordar. Tenho de ficar menos gordo.

www.publico.ptpublico.pt - 14 nov 06:42

A reeducação de Bernardo Silva

Este caso dos Conguitos é a caça aos gambuzinos do racismo, e só é pena Bernardo Silva não poder mandar a federação inglesa meter o seu programa de reeducação no local em que ele merecia estar.

www.publico.ptpublico.pt - 14 nov 06:39

Ai Weiwei

Esta história de vida de um artista extremamente criativo, longe da reforma, estimula, a meu ver, uma reflexão sobre valores.

www.publico.ptpublico.pt - 14 nov 01:02

Afinal, o querem os nossos “aliados naturais”?

A exigência de reconhecimento - e de quase vénia – que é feita aos sujeitos racializados pelos “aliados naturais” por causa do seu compromisso antirracista soa a chantagem e acaba por transformar o racismo num problema só das vítimas e não da socied

www.publico.ptpublico.pt - 13 nov 23:35

Os chumbos dividem o país, o salário mínimo não

O que importa discutir é o que fazer para acabar com essa chaga que leva a escola e os professores a desistirem de lutar pelos alunos com mais problemas sem cair na tentação de iludir esse drama através das passagens administrativas.

www.publico.ptpublico.pt - 13 nov 07:07

Contributo para um estádio sem bancadas

Não é preciso consultar os relatórios da FIFA ou as contas anuais dos clubes de topo para encontrarmos sinais inequívocos de que o futebol há muito que baixou a cabeça para contemplar o seu próprio um

www.publico.ptpublico.pt - 13 nov 06:45

Corbyn, o empecilho

As eleições no Reino Unido serão, para todos os efeitos, o segundo referendo sobre o “Brexit”, mais ou menos disfarçado. Ocorrem porque a causa do segundo referendo foi abandonada por falta de maioria no Parla