www.publico.pt

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 15:06

Festival Curtas Vila do Conde adiado para Outubro

Um dos mais importantes e antigos festivais de cinema do país antecipou-se a semanas de incerteza e avançou já para um regresso no Outono. Programação divulgada em Junho.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 15:00

Escola para todos

Os desafios para as próximas semanas são identificar e equipar com computador e internet todos os que estão carenciados e formar professores (e pais de alunos do 1.º ciclo) que se confessem com reduzida capacidade informáticas. Em tempos de emergênc

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 14:00

Excelente, Portugal!

Num momento em que a covid-19 desafia todos os países e o vírus não se mostra sensível a nacionalidade, cor da pele ou estatuto social, é fundamental que a solidariedade, enquanto valor humano essencial, se mostre real e efetiva.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 13:01

No relógio da pandemia, é a hora da Europa

A indecisão do Conselho Europeu de 27 de março é uma traição aos cidadãos da União. Sim, aos cidadãos da União, porque – convém lembrá-lo à exaustão – a pandemia não olha a nacionalidades nem se atemoriza com fronteiras.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 13:00

Covid-19: o desamor ao Hospital Cruz Vermelha Portuguesa

Como é aceitável que um presidente, que não tem funções executivas, imponha ordens ao corpo clínico de médicos e enfermeiros que são os únicos que ainda asseguram a sobrevivência do hospital?

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 12:00

Na tormenta – Novos e velhos em procura do futuro

Não há velhice, há velhices. As pessoas mais velhas têm uma vasta experiência de gestão de riscos, os centenários são prova disso. Mas não estavam preparadas para a categorização que lhes molda a vida quando não podem prover à satisfação das necessi

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 09:50

Dia 9: O país pode parar, mas a culpa das mães nunca!

Uma mãe/avó e uma filha/mãe falam de educação infantil. De birras e mal-entendidos, de raivas e perplexidade, mas também dos momentos bons. Para avós e mães, separadas pela quarentena, e não só.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 11:03

Mãe, espera por mim

Escrevi a pensar na minha mãe, porque o medo é grande e está à nossa porta, dentro da nossa casa. Mas é em nome de todos os nossos velhos.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 09:38

Siri Hustvedt: o tempo é o grande escape imaginário

Uma mulher reescreve-se ao olhar para a jovem que foi. Ela chama-se SH, iniciais de Siri Hustvedt, a autora. É um jogo cómico-trágico sobre arte da ficção, sobre o trauma, sobre o feminino. SH não é Siri Hustvedt mas também é. É um livro que este te

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 11:00

O que devem as escolas fazer?

Em vez de estarem preocupadas com a avaliação de um final de ano letivo presencialmente inexistente, as escolas e as suas direções deveriam exigir à tutela que a avaliação final deste ano letivo seja a do segundo período (nas escolas que funcionam e

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 10:36

Dieta vegan: Um dia de receitas durante a #vegantena

Em quarentena, cozinhamos mais, seja porque tem mesmo de ser, seja porque o stress nos faz querer petiscar a toda a hora. Já que há tempo, que tal fazer um dia vegan? Sabor nada comprometido, garantimos.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 08:56

Ideias para explicar o coronavírus às crianças

A informação dada às crianças deve ser baseada em factos e transmitida numa linguagem simples e adequada à idade, evitando estigmatizar os que primeiro viveram a doença ou os que estão doentes.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 10:00

É tempo de agir!

Estas duas semanas vão ser determinantes em vários aspetos e importa começar já a planear qual será a estratégia a adotar para a fase de recuperação, pois o impacto desta pandemia será seguramente tremendo em termos económicos. E não é preciso uma p

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 08:18

Autarquias reinventam-se e reforçam apoios para vencer a pandemia

Entregam alimentos e medicamentos em casa, dão apoio psicológico por telefone, mantêm as ruas limpas. Criam hospitais de campanha, centros de rastreio e plataformas digitais. Autarquias reorganizaram-se para responder ao coronavírus – e algumas já p

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 08:04

O gato que nos une

Há professores que trabalham no quarto. Outros, preferem a sala. Alguns, a varanda. Poucos, o jardim. Mesmo em tempos de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus, há quem não consiga ficar em casa. Nos próximos dias, a crónica fotográfic

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:36

Escuteiros de trazer por casa

Recomendações, iniciativas, jogos, tele-reuniões com a patrulha, celebrações e trabalhos de progresso e especialidades são apenas algumas das valências online.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:31

Oficina: Vamos bater na madeira

Na impossibilidade de manter a política de oficina aberta, as portas abrem-se no mundo virtual para ensinar quem está em casa a lidar com o bicho (incluindo o da madeira).

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:08

O que fazer com um milhão de trabalhadores parados?

Agricultura quer discutir plano de aproveitamento de recursos ociosos. Governo estima que layoff pode abranger um milhão de pessoas. Pandemia já empurra trabalhadores para a economia do biscate.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:04

O vírus que desafia a unidade e o futuro

A Europa também é cooperação e interdependência e sem isso faz pouco sentido falar em identidade europeia, povo europeu ou mesmo comunidade.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 07:10

Recessão em 2020: Uma crise inesperada

A Ordem dos Economistas (OE) divulga os resultados do seu primeiro barómetro trimestral de 2020. Nesta particularmente difícil conjuntura atual, como não poderia deixar de ser, o tema afeto ao barómetro centra-se no impacto económico da atual pandem

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:30

Contra a virulência, inteligência

A única esperança de retornarmos a uma vida normal é usarmos eficazmente a inteligência humana contra a virulência deste parasita. Para isso, precisamos de dados, que possamos tornar em informação e em conhecimento para derrotar este inimigo invisív

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:20

O estado de emergência não dispensa a força da lei

Caso o Governo julgue ser necessário apertar a malha da liberdade de circulação dos cidadãos, têm ao seu dispor uma solução: legislar, submeter a legislação aos procedimentos constitucionais e aplicá-la

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:15

Choque de tesouraria: salvar o emprego e a economia

As medidas já anunciadas pelo Governo são ainda insuficientes e de acesso restrito. Só uma actuação decidida dos poderes públicos pode impedir uma recessão de proporções trágicas.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 06:00

Vulnerabilidades: pensar um país frágil

Falemos de economia política. Falemos da política como deliberação coletiva. Soframos e decidamos. Portugal é uma periferia, mas uma periferia persistente.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 05:50

Covid-19, tocata e fuga

Haverá sempre queixas e a culpa será sempre do Estado. Tudo isto já se imagina, mas em nada poderá afetar a marcha do trabalho.

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 05:38

Um dos “voos” mais difíceis e complexos das nossas vidas

Testemunho de Gonçalo de Brito Relêgo, comandante de linha área. “Não está a ser fácil para ninguém lidar com a tempestade que estamos a enfrentar. Sabemos que se trata de um dos ‘voos’ mais difíceis e complexos das nossas vidas, mas estou convicto

www.publico.ptpublico.pt - 30 mar 05:30

Dentro e fora

Quando voltei para casa lembrei-me do prazer imenso de voltar para casa. Não custa nada ficar em casa quando se saiu.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 21:38

Ministra da Saúde preocupada com lares. DGS actualiza orientação

Somam-se os casos de utentes de lares infectados e os casos de mortes de covid-19. A Direcção-Geral da Saúde actualizou a orientação que tem um guia de apoio à gestão organizacional destas instituições e a ministra deixou vários conselhos sobre os p

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 21:10

Um “requiem” para Penderecki

Emergindo nos anos 1960 como uma das figuras mais heterodoxas da cena internacional, Penderecki criou novas formas de escrita musical, lado a lado com uma componente expressiva e com uma dimensão espiritual de que nunca abdicou.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 20:00

Oportunidade única para vencer a crise climática

Se a covid-19 apareceu de rompante, já a crise climática é conhecida pelo menos desde os anos 80 e reúne um consenso científico e político possivelmente sem precedentes. Não há desculpas para a inacção – nem mesmo a covid-19.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 19:00

Corona “versus”

Bem sei que o tempo é de combate e depois haverá tempo para pensar o futuro. Mas quando isto passar estarão os Estados e as empresas dedicados e preparados para estudar e implementar regras rígidas que minimizem o surgimento de epidemias virais futu

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 18:00

A grande ameaça da covid-19

O esforço coletivo, a ação conjunta enquanto comunidade, o especial cuidado com a franja populacional mais idosa, a imperiosa cautela face àquilo que é a capacidade dos nossos Serviços de Saúde são os alicerces fundamentais para vencer esta pandemia.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 17:22

A Ti, Senhor

O ser humano tornou-se a medida de todas as coisas. E Tu, conhecedor da Tua criação, deves ter esboçado um esgar de sorriso por saberes que a ciência e a Tua existência não são incompatíveis.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 17:00

O aplauso que todos queremos

Nestes dias de agora, mais do que nunca, percebemos, e coletivamente, o valor da vida e o medo de a perdermos de uma forma tão desconcertante. O aplauso que todos queremos é não perder ninguém por razões estúpidas, egoístas ou inconscientes.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 16:00

A enfermagem como profissão de risco

Aguardemos pelo após pandemia, para ver se as palmas e os elogios não passaram da poeira dos dias e tudo continuará como antes.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 14:00

O vírus do humor e o altar das notícias

Estou convencido que os próprios serviços noticiosos das principais cadeias de televisão de todo o mundo não vão ficar intocados por esta crise que a todos vai abalar e cujos efeitos são múltiplos. Numa democracia adulta, os cidadãos procurarão cada

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 13:00

Pior do que não ter recursos públicos, é ter e não usar

Em Portugal, a cultura científica é ainda escassa. Que isso seja uma realidade que precisa de ser combatida, estamos de acordo. Que o próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sofra de falta de ação pelas mesmas razões, é mau. Pior

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 12:00

Reflexão sobre a covid-19

A única forma se estimar o real número de infetados em Portugal vai ser infelizmente, e indiretamente, através do número de óbitos por covid-19. E a curva do número de óbitos por covid-19 em Portugal, em comparação com Itália e Espanha, não é mesmo

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 11:56

Se não são psicopatas, são o quê?

Nunca na minha vida vi, no sítio onde vivo há 15 anos, tanta gente a caminhar na rua. Nunca. E não quero ofender ninguém, mas vi muita gente cujo perímetro abdominal não denuncia a prática regular de caminhada ou outra actividade física qualquer.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 10:23

Dieta vegan: Desafio superado!

Quarta semana: Energia em níveis elevados, tive menos dores do que seria suposto. Talvez um dos efeitos apontados da dieta vegan por alguns desportistas: rápida recuperação.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 08:17

O pangolim e nós

Um olhar atento sobre a origem do novo coronavírus revela que este pode ser consequência directa de uma relação insensata com a natureza. Talvez não seja só coincidência que o animal que transmitiu o vírus aos humanos, o pangolim, se encontre em per

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 08:16

O tempo suspenso

Porque o presente se vai devorando a si mesmo na fúria dos acontecimentos, no espanto, é o futuro que entra em crise.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 08:00

“Subestimei o poder deste vírus”

Testemunho de Márcia Rola, notária em Vila Nova de Gaia e residente em Ovar, onde foi decretado o estado de calamidade a 17 de Março. “Os notários continuam a assegurar a realização dos actos urgentes.”

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 07:59

O que sobra e o que resta…

Algumas das coisas que começarem a ser feitas agora ficarão para sempre. A solidariedade europeia, por exemplo. O que de bom ou de mau se fizer agora, ficará para depois. A dimensão do Estado, também.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 07:56

E se fossem as crianças o grupo de risco?

A primeira percepção é importante. Os grupos de risco são os mais velhos e os que têm doenças crónicas. Foi a informação que nos passaram. Desde então têm surgido inúm

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 06:00

Apoiar com critério

A regra de ouro é juntar esforços: como Portugal tem facilitado o repatriamento de nacionais terceiros aos seus países de origem, também os nossos cidadãos beneficiarão de operações geridas por parceiros europeus para regressarem ao território nacio

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 05:50

O outro (terrível) vírus do coronavírus

Os testes iniciais da Europa e da América foram positivos ao vírus da inconsciência, da irresponsabilidade, da estupidez e da cegueira que ataca o coração da democracia.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 05:49

Já que está aí

Uma grande obra de arte ela basta-se a si própria

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 05:29

Nascer de novo

É o ser humano que, ao desumanizar-se, corrompe a natureza. As dimensões da questão ética são globais.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 05:20

Pandemia – Todos estes mortos por um tempo novo

Todos estes mortos que nos batem às janelas da alma impõem que reflitamos sobre a nossa condição humana, devendo ser mais íntegros, mais solidários e que ultrapassemos o império do dinheiro, das desigualdades e da hipocrisia.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 05:10

Ninguém se salva sozinho

É exatamente o multilateralismo consertado do Ocidente que mais falta faz ao mundo, mas é ao nacionalismo desmesurado e ao populismo que a União Europeia abre as portas com esta divisão.

www.publico.ptpublico.pt - 29 mar 05:00

As medidas excecionais de proteção dos créditos das famílias

Porque o que está em causa é um adiamento, resulta que as prestações abrangidas por esta moratória serão estendidas por seis meses, pelo que os juros vencidos serão capitalizados e serão incluídos no montante em dívida que não foi pago, em virtude d

www.publico.ptpublico.pt - 28 mar 18:56

Nós é que somos o vírus

A nossa felicidade não pode ser indissociável da manutenção do equilíbrio da natureza, porque para o planeta nós é que estávamos a ser o vírus.

www.publico.ptpublico.pt - 28 mar 18:45

“Here we go”. Where?

À medida que os indicadores de letalidade do novo coronavírus iam crescendo exponencialmente à escala global nas últimas semanas, impondo fortes restrições à circulação de bens, pessoas