observador.pt

observador.ptobservador.pt - 23 jul 23:52

As 20 canções que a CIA mais usa nas torturas

De Eminem a Bee Gees, de Metallica a Christina Aguilera. São muitos os temas que a agência americana usa nos interrogatórios. Prisioneiros são sujeitos a horas e horas destes temas em quartos escuros.

observador.ptobservador.pt - 24 jul 00:48

Desconstruir tribunais vazios

Seria de esperar de um plano que planeia que definisse o que fazer com tribunais que deixam de o ser. Edifícios vazios e desintegrados não têm de continuar até à eternidade. As populações agradeceriam

observador.ptobservador.pt - 24 jul 00:48

De braço dado com Angola

O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.

observador.ptobservador.pt - 24 jul 00:04

A culpa não foi dele. A culpa nunca é dele

Ninguém culpava Costa pelo fogo de Vila de Rei/Mação, mas ele correu a acusar os autarcas. É difícil imaginar um gesto de maior insensibilidade numa hora tão difícil. As gentes do interior não merecem

observador.ptobservador.pt - 24 jul 00:01

Já fomos à Lua, talvez um dia saibamos apagar fogo

Os americanos foram em Julho porque sabiam que nesta altura do ano, com grande parte do país a arder e na vasta escuridão do espaço, Portugal seria como uma tocha a iluminar o caminho dos astronautas.

observador.ptobservador.pt - 23 jul 23:49

A síndrome Maria Heloísa

Não pensem que a maioria absoluta livra o PS do BE ou do PCP. Tanto um como outro são já parte integrante do PS que recebeu de braços abertos membros que, noutras eras, teriam aderido ao PCP ou ao BE.

observador.ptobservador.pt - 23 jul 17:52

Biblioteca de Viana do Castelo fecha para obras um mês

A empreitada de requalificação do edifício municipal, biblioteca desenhada por Siza Vieira para a frente ribeirinha de Viana do Castelo, "representa um investimento superior a 143 mil euros".

observador.ptobservador.pt - 23 jul 13:19

Uma road trip ao passado

E agora, para algo completamente diferente: uma viagem no tempo ao volante do novo SEAT Tarraco. Partimos de Lisboa rumo a Tarragona, cidade que no tempo dos romanos se chamava... Tarraco.

observador.ptobservador.pt - 23 jul 00:50

Mais quatro anos de geringonça?

Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.

observador.ptobservador.pt - 23 jul 00:32

As lições que continuamos a não querer aprender

É mais fácil culpar o desleixo, a mão criminosa e a falta de gestão dos proprietários, do que assumir o erro de centrar as questões no combate. A raiz do problema está na desertificação do mundo rural

observador.ptobservador.pt - 23 jul 00:14

Aproximar a lei dos cidadãos

Actualmente os cidadãos podem mais facilmente participar no processo legislativo e regulamentar, registando-se e seguindo o diploma ou comentando-o, isto é, enviando os seus contributos.

observador.ptobservador.pt - 23 jul 00:06

A reacção do MDN à entrevista do CEMGFA

Diplomata Cravinho, V. mercê é uma vergonha. Por certo conhece a lastimável frase de antigo e já desaparecido maioral do PS para um humilde guarda da PSP que apenas cumpria o seu dever. Aplica-se a si

observador.ptobservador.pt - 23 jul 00:01

Agora não há desculpas: Zelenski não pode falhar

O êxito das políticas de Zelenski poderá ser um exemplo não só para a oposição a Putin, mas para toda a sociedade russa. Os laços que ligam os dois países são bem mais fortes do que muitos pensam.

observador.ptobservador.pt - 22 jul 17:05

E os direitos da “senhora lá de casa”?

É frequente negar a dignidade às prestadoras do serviço doméstico. Todos nos recordamos das expressões “a senhora cá de casa” de Judite de Sousa ou “a senhora que vem ajudar” de Francisco Louçã.

observador.ptobservador.pt - 22 jul 09:16

Menos forma, mais soluções

É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas

observador.ptobservador.pt - 22 jul 07:37

O medo é livre

A Ordem fez o que lhe cabia, apoiou os enfermeiros e denunciou, quando teve de denunciar, situações que põem em risco a segurança e qualidade dos cuidados de saúde. Assobiar para o lado não é solução.

observador.ptobservador.pt - 22 jul 07:24

A beira do precipício

A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.

observador.ptobservador.pt - 22 jul 00:46

PCP: partido liberal falhado?

Será então que a proposta eleitoralista de taxar depósitos acima de 100 mil euros um desvio liberal de um partido warxista? De modo algum. Não só é iliberal como irá agravar a próxima crise económica.

observador.ptobservador.pt - 22 jul 00:08

Haiti, escravos e outras histórias mal contadas

Como Tocqueville disse, na linguagem algo teatral e dramática do seu tempo, “o fim da escravatura não foi conseguido pelos punhais de Espártacos negros mas pela ilustrada vontade dos senhores”.

observador.ptobservador.pt - 22 jul 00:04

Um pai do século XXI

Ao longo da minha experiência enquanto pai tenho também aprendido que por vezes são eles que nos educam, por vezes são eles que nos apelam à nossa consciência com a sua gigante e preciosa inocência

observador.ptobservador.pt - 22 jul 00:01

Os castigos do trabalho em Portugal

Esta é uma geração que para trabalhar abdica de quase tudo o resto; renuncia a constituir família, aos amigos, ao lazer e até à sua própria saúde. O mundo laboral sofre hoje uma grave desmoralização.

observador.ptobservador.pt - 21 jul 21:30

Uma família é o lugar onde estamos em casa

Uma família não precisa de ser exemplar. Pode ser desajeitada. Pode ser desarrumada. Pode ser desafinada! O que não pode ser é amiga do silêncio e, ao mesmo tempo, ser a nossa casa.