observador.pt

observador.ptobservador.pt - 20 set 14:15

Amazon compra 100.000 furgões EV que não existem

Da Rivian já sabíamos que ia começar a produzir, em 2020, um SUV e uma pick-up eléctricos. Sabe-se agora que a Amazon já comprou 100.000 furgões eléctricos à Rivian que ninguém sabia existir.

observador.ptobservador.pt - 20 set 07:30

Mais 68% estrangeiros autorizados a viver em Portugal

Para evitar o congestionamento dos serviços, SEF anunciou concurso público para contratar 116 novos assistentes técnicos. Mais de 28 mil foram concedidos ao abrigo do reagrupamento familiar.

observador.ptobservador.pt - 20 set 07:22

A tempestade silenciosa

O PS, apesar de não o expor no seu programa eleitoral ou na sua retrospetiva da legislatura, aproximou-se convictamente de Pequim e distanciou-se cautelosamente do tradicional eixo transatlântico.

observador.ptobservador.pt - 20 set 07:20

Por uma maioria absoluta do PS

Quero a grande "famiglia" socialista a controlar os destinos do país sem limites, sem constrangimentos e sem concessões a nada nem ninguém, em roda livre. E sim. Sei os riscos que isso comporta.

observador.ptobservador.pt - 20 set 00:53

O lítio. Contra a desinformação marchar, marchar!

A extração do lítio não representa um retorno elevado e a acontecer seria o mais grave atentado à riqueza do nosso país: o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural.

observador.ptobservador.pt - 20 set 00:17

Uma viagem ao desconhecido com destino ao sucesso

Os jovens devem ser levados a sair da sua zona de conforto, expostos a desafios que desconhecem, pois é a aventura pelo desconhecido que lhes proporciona a "bagagem" necessária para se diferenciarem.

observador.ptobservador.pt - 20 set 00:15

Coimbra: Especulações sobre um bife

Porque é que uma instituição veneranda e centenária, criada em Lisboa em 1290 pelo Rei D. Dinis, abandona o reino do saber para entrar no activismo demagógico em que a ciência dá lugar ao marketing?

observador.ptobservador.pt - 19 set 22:29

Captur vai ter versão PHEV e promete surpreender

Já se sabe que a Renault vai lançar em Portugal, em Janeiro, a segunda geração do Captur. Vai ter motores a gasolina e a gasóleo, mas o mais interessante é o híbrido PHEV, de que já sabemos tudo.

observador.ptobservador.pt - 19 set 00:18

Eis o social – ismo

O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.

observador.ptobservador.pt - 19 set 00:14

Um novo “darwinismo” organizacional

Na próxima década, a competitividade das empresas assentará em dois grandes vetores: a sua capacidade de aprendizagem e o ritmo a que essa aprendizagem acontecerá.

observador.ptobservador.pt - 19 set 00:10

Pelo direito à diferença

Excetuando as geradas por injustiças sociais, todas as outras diferenças devem ser bem-vindas pois trazem variedade à vida, porque permitem o livre desenvolvimento individual e porque não são injustas

observador.ptobservador.pt - 19 set 00:08

Como enviesar um debate de campanha eleitoral

Após o debate entre Rio e Costa, as fotografias que fizeram as manchetes mostram Rio numa posição corporal de subserviência perante Costa – imagens que baralham a percepção do que foi o debate.

observador.ptobservador.pt - 19 set 00:06

Os milagres da Educação

Ouve-se que os professores são tradicionais, do século XIX. É o mesmo que dizer que temos feito tudo mal. Que outra profissão especializada admitiria este tipo de abordagem e de desconsideração?

observador.ptobservador.pt - 19 set 00:05

Frango à Covan

Para uma vasta parte da humanidade ocidental, nada há de mais apetecível do que um certo sentimento de culpa própria. Por estranho que pareça, esse sentimento comporta um notório benefício narcísico.

observador.ptobservador.pt - 18 set 21:09

Afluir de Rio em Costa instável

O líder do PSD fez ver que Portugal não soube aproveitar uma conjuntura externa extraordinária: apesar dos juros do BCE e do crescimento económico da zona-euro, nada melhorou substancialmente.

observador.ptobservador.pt - 18 set 19:35

A linguagem silenciosa do debate político

O debate foi equilibrado, pautou-se por uma atmosfera positiva, sem comportamentos de crispação excessiva, que por vezes afasta os candidatos do eleitorado, e sem ataques de caráter, o que é salutar.

observador.ptobservador.pt - 18 set 07:20

Os equívocos da direita

Cristas e Rio estiveram francamente bem nos debates e entrevistas da pré-campanha. Foi uma pena que tenham desperdiçado tanta boa vontade, com erros crassos e acumulados, antes disso.