eco.sapo.pt - 2 out. 12:26
Build.ing vence prémio da ANI com plataforma para construção mais sustentável
Build.ing vence prémio da ANI com plataforma para construção mais sustentável
A startup build.ing venceu o “Born from Knowledge (BfK) Awards”, da ANI, com plataforma que ajuda a reduzir a pegada de carbono do setor da construção. Vai receber um prémio de 2.500 euros.
A build.ing, que criou uma plataforma que reduz os custos de construção e pegada de carbono das obras, venceu o “Born from Knowledge (BfK) Awards”, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI). A startup recebeu um prémio de 2.500 euros.
“O BfK, como já todos sabem, é a melhor ferramenta da ANI para impulsionar a transferência de tecnologia para a economia. Mas não se trata de qualquer tecnologia, mas sim de tecnologia altamente inovadora que tenha impacto nos desafios que as sociedades atravessam. O setor da construção é importantíssimo para a nossa economia, sendo inclusive barómetro da saúde financeira dos país”, revela António Grilo, presidente da ANI. “No entanto, tem um impacto enorme no ambiente”, acrescenta.
A plataforma da build.ing permite criar modelos e estudos de desempenho energético com materiais de pegadas ecológicas, através de ferramentas digitais. Segundo a empresa, isto pode significar redução de 15% dos custos e projetos mais rápidos e sustentáveis (reduzindo em 50% o carbono incorporado na obra). A startup com esta solução espera aumentar 1% a produtividade do setor, o que pode significar uma poupança de 100 mil milhões de dólares por ano.
Segundo dados da plataforma One Click LCA, que permite o cálculo do impacto ao nível do ambiente no setor da construção e indústria, a construção de edifícios nas cidades globais vai duplicar até 2060. O setor é responsável por 39% da emissão de gases com efeito de estufa, de acordo com o Fórum Económico Mundial e a McKinsey & Company.
A startup build.ing, inserida na UPTEC, prevê lançar a versão paga da sua plataforma em dezembro deste ano.