eco.sapo.pt - 2 out. 20:02
APS lança curso sobre regulamentação e data compliance da IA no setor segurador
APS lança curso sobre regulamentação e data compliance da IA no setor segurador
O curso tem como objetivo desmistificar os conceitos jurídicos fundamentais da IA e apresentar as principais tendências que moldam o futuro do setor segurador.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) anunciou a realização do curso Inteligência Artificial (IA): regulamentação e data compliance no setor segurador das 9h00 às 12h45 nos dias 4 e 11 de outubro na sede da APS em Lisboa.
Ao longo das duas sessões, os participantes terão a oportunidade de explorar temas como o IA Act, compliance de dados, governança de IA e casos práticos.
O primeiro encontro é dedicado à legal governance da inteligência artificial no setor segurador. Começa com uma introdução à IA, segue-se a análise sobre a importância da IA no setor segurador e as tendências futuras com recurso a casos de uso. Depois serão abordados os conceitos e síntese da regulação europeia para a IA, os desafios na implementação da IA no setor segurador, realização de um caso prático e termina com “IA governance“.
Já na semana seguinte a formação é sobre a conformidade dos dados em Inteligência Artificial no setor dos seguros. Começa por “introdução aos dados na era digital”, segue-se a “importância estratégica dos dados no contexto da IA”, “dados pessoais e não pessoais: compliance no contexto da IA”, “Data Act e o impacto na estratégia de IA”, apresentando um caso prático e o curso finaliza em”IA Data Governance”
No final do curso os formandos devem “conhecer o enquadramento legal e regulamentar IA e os seus impactos para o setor segurador; dominar os principais conceitos jurídicos em matéria de IA; entender a importância estratégica dos dados no desenvolvimento e utilização de produtos e serviços baseados em IA – o valor dos dados do setor segurador; saber analisar e implementar e gerir práticas de compliance que garantam o alinhamento com o quadro legal e regulatório de IA e do setor segurador em geral”, refere a associação.
Mais informações, aqui.