publico.pt - 2 out. 17:26
Vitória SC dominador em estreia na Liga Conferência
Vitória SC dominador em estreia na Liga Conferência
Vingança servida bem fria a um NK Celje que foi totalamente manietado no regresso a Guimarães. O 3-1 final acabou por ser lisonjeiro para os eslovenos.
O Vitória SC garantiu esta quarta-feira um triunfo claro, por 3-1, sobre os eslovenos do NK Celje no jogo de estreia na fase regular da Liga Conferência da UEFA, prova que a formação minhota, a primeira equipa portuguesa a alcançar esta fase, atingiu depois de um trajecto 100% vitorioso, com seis vitórias nas seis partidas das pré-eliminatórias.
O conjunto português vingou o resultado da edição anterior, que ditou a eliminação dos minhotos frente a este mesmo NK Celje no duelo de acesso à antiga fase de grupos, ao perder em casa por 0-1, desfecho que forçou o desempate por grandes penalidades depois do 3-4 da primeira mão.
Samu Silva (7') marcou o primeiro golo vitoriano, emendando uma defesa incompleta de Matjaz Rozman, em resposta à arrancada e finalização de Kaio César num dos primeiros lances de perigo da tarde no D. Afonso Henriques.
SAMU ?? O primeiro golo da Conference League 24/25 é português ??
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) October 2, 2024
?? @europacnfleague | @VitoriaSC1922 1 x 0 @NKCelje#DAZNConference pic.twitter.com/KPVDMx7uSe
Samu Silva teria, menos de meia hora volvida, participação fundamental no segundo golo dos "conquistadores", ao desmarcar Bruno Gaspar, cujo cruzamento encontrou Gustavo Silva em posição de bater (36') o guarda-redes dos eslovenos.
Gustavo Silva no sítio certo
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) October 2, 2024
??
?? @europacnfleague | @VitoriaSC1922 2 x 0 @NKCelje#DAZNConference pic.twitter.com/yImWz9ASJm
Um golo que surgiu na resposta à primeira oportunidade criada pelo NK Celje, numa finalização falhada por Matko, um dos raros momentos de perigo criados pelos eslovenos.
Rui Borges, treinador do Vitória SC, voltou a contar com Mikel Villanueva no eixo defensivo, embora tenham sido Tomás Händel e Tiago Silva a marcar o ritmo num meio-campo que deu a Samu Silva a liberdade necessária para poder combinar com Kaio César, neste jogo deslocado para o corredor esquerdo. O Vitória SC preencheu a ala direita com subidas cirúrgicas de Bruno Gaspar sempre que Gustavo Silva abria espaços para o lateral criar superioridade e cruzar.
Vitória SC - NK Celje Live ScoreO NK Celje procurou pressionar alto com uma linha de quatro homens, apostando na inspiração de Kucys, elemento destacado do ataque a quem faltou apoio efectivo. Os eslovenos acabariam por não conseguir lidar com a superioridade evidenciada pela equipa vimaranense, chegando ao intervalo numa posição de grande fragilidade.
Toada que se perpetuou depois do regresso para o segundo tempo, com Gustavo Silva a ameaçar e o Vitória SC a permitir apenas uma ocasião de relativo aperto, num remate de Brnic que Bruno Varela resolveu.
Avisados das intenções do NK Celje, os vitorianos partiram em busca do terceiro golo e da tranquilidade absoluta, acabando por dilatar a vantagem depois de algumas tentativas falhadas, em especial numa finalização de Kaio César, a quem Rozman negou o golo no primeiro remate e Matko desfez as ilusões sobre a linha após recarga.
O terceiro surgiria numa transição rápida (62'), após canto do NK Celje, com Tiago Silva a iniciar e a concluir com remate certeiro depois de um falhanço incrível de Nélson Oliveira e insistência de Gustavo Silva que o médio compensou plenamente.
Tiago Silva sem dó nem piedade ??
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) October 2, 2024
?? @europacnfleague | @VitoriaSC1922 3 x 0 @NKCelje#DAZNConference pic.twitter.com/8tpKcTy1p6
Com o resultado definido, Rui Borges iniciou uma fase de gestão, o que não impediu o Vitória SC de continuar a estar mais perto de consumar a goleada, com Jesús Ramírez a desperdiçar e os eslovenos (que só tinham seis suplentes no banco) a aproveitarem para reduzir a expressão da derrota, graças a um remate cruzado de Matko, já aos 90+2'.
O Vitória SC segue intocável na UEFA, voltando a ser chamado à acção no próximo dia 24, em Estocolmo, frente ao Djurgarden.