www.publico.ptpublico.pt - 18 set. 16:36

Kate Middleton tem a primeira reunião de trabalho desde o final da quimioterapia

Kate Middleton tem a primeira reunião de trabalho desde o final da quimioterapia

A princesa de Gales esteve numa reunião no Castelo de Windsor, nesta terça-feira, depois de ter anunciado o fim da quimioterapia.

A princesa de Gales está oficialmente de regresso ao trabalho, depois do final da quimioterapia. Kate Middleton esteve numa reunião no Castelo de Windsor, nesta terça-feira, a propósito do seu projecto dedicado à primeira infância, avança a BBC.

A reunião está registada na Court Circular, que pormenoriza a agenda diária da família real. O compromisso foi o primeiro evento oficial desde que Kate anunciou que passaria a assumir algum trabalho, apesar de o “caminho para a cura e recuperação total” continuar a ser “longo”.

Durante os últimos meses, a nora de Carlos III tem trabalhado a partir de casa e chegou a participar em algumas reuniões à distância ligadas ao Shaping Us (Moldando-nos, em tradução livre). Lançado em Janeiro de 2023, o projecto destina-se a consciencializar para a importância da primeira infância, com o propósito de “fazer uma grande diferença nas gerações vindouras”, anunciava a princesa então, classificando a organização como “o trabalho da sua vida”.

Para já, não existe mais nada registado na agenda da princesa de Gales, sendo que é expectável a sua presença no Domingo da Memória, a 10 de Novembro, um serviço religioso celebrado pelos veteranos de guerra, detalha o The Telegraph.

A infância, a par da saúde mental, é uma das grandes causas da futura rainha, que tem estado ausente dos deveres reais desde o início deste ano, quando uma cirurgia abdominal programada revelou “a presença de cancro”.

A notícia foi dada pela princesa em Março deste ano com um vídeo nas redes sociais, que colocou um ponto final a meses de especulação. Desde então, Kate apenas marcou presença na parada Trooping the Colour, que celebrou o aniversário oficial de Carlos III em Junho, e no torneio de ténis de Wimbledon, no mês seguinte, onde foi recebida com uma ovação de pé.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por The Prince and Princess of Wales (@princeandprincessofwales)

Na semana passada, com um vídeo pessoal, onde surgia ao lado do marido e dos filhos, Kate anunciava num comunicado que servia de legenda, com “alívio”, que a quimioterapia tinha chegado ao fim. “Os últimos nove meses têm sido incrivelmente difíceis para nós, enquanto família”, escreveu, reflectindo que “a vida, tal como a conhecemos, pode mudar num instante e tivemos de encontrar uma forma de navegar nas águas tempestuosas e no caminho desconhecido”.

O cancro, declarou, fez que, tanto ela como o marido, William, se sentissem gratos “pelas coisas simples, mas importantes da vida, que tantos de nós tomam frequentemente como garantidas”. E resume: “De simplesmente amar e ser amado.”

No mesmo comunicado, a princesa agradecia o apoio parte do público. “A bondade, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente impressionantes.” E terminou com uma mensagem para outros doentes: “Para todos aqueles que continuam a sua própria jornada contra o cancro - continuo convosco, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão pode nascer a luz, por isso deixem que essa luz brilhe.”

NewsItem [
pubDate=2024-09-18 17:36:02.0
, url=https://www.publico.pt/2024/09/18/impar/noticia/kate-middleton-primeira-reuniao-trabalho-desde-final-quimioterapia-2104575
, host=www.publico.pt
, wordCount=484
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_09_18_33940639_kate-middleton-tem-a-primeira-reuniao-de-trabalho-desde-o-final-da-quimioterapia
, topics=[família real britânica]
, sections=[]
, score=0.000000]