pplware.sapo.pt - 18 set. 17:45
Incêndios: como está a qualidade do AR na sua zona?
Incêndios: como está a qualidade do AR na sua zona?
Acedendo ao portal QualAr, é possível saber de imediato a qualidade do ar numa determinada zona. Aceda e veja como está a sua localidade.
Portugal está a viver um momento muito difícil por causa dos incêndios que não dão tréguas aos bombeiros e às populações afetadas. Por estes dias, a qualidade do ar não será certamente a melhor. Saiba como está na sua zona.
Em Portugal, há um serviço que monitoriza a qualidade do ar. Essa informação pode ser consultada no portal da Agência Portuguesa do Ambiente (QualAR - Qualidade do AR (apambiente.pt)) ou na App QualAr.
A poluição do ar é provocada por uma mistura de substâncias químicas, lançadas no ar ou resultantes de reações químicas, que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera.
Estas substâncias poluentes podem ter maior ou menor impacto na qualidade do ar, consoante a sua composição química, concentração na massa de ar em causa e condições meteorológicas. Assim, por exemplo, a existência de ventos fortes ou chuvas poderão dispersar os poluentes, ao passo que a presença de luz solar poderá acentuar os seus efeitos negativos.
Com os incêndios que assolam Portugal, a qualidade do ar também não é a melhor. O fumo dos vários incêndios florestais que lavram em Portugal já é visto do Espaço, como mostra um satélite da NASA.
QualAR - Qualidade do AR na sua zonaAcedendo ao portal QualAr, é possível saber de imediato a qualidade do ar numa determinada zona. O utilizador pode ver ainda um histórico diário, mensal e anual por zona. Pode escolher a estação e tipo de estação, assim como o tipo de área.
A avaliação nas zonas e aglomerações do país, é efetuada recorrendo a redes de Medição da Qualidade do Ar, constituídas por estações de monitorização da qualidade do ar (EMQAr), geridas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da região onde se inserem e pelas Direções Regionais do Ambiente dos Açores e Madeira (DRA).
Os dados medidos em contínuo nas diversas estações são transmitidos, em tempo quase real, para concentradores regionais e destes para o sistema central de informação que está assente na base de dados QualAr, sediada na Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.) e posteriormente disponibilizados ao público através do seu portal. As apps móveis estão disponíveis aqui.