eco.sapo.pt - 6 set. 07:05
5 coisas que vão marcar o dia
5 coisas que vão marcar o dia
O dia fica marcado pela divulgação de indicadores na Europa e nos Estados Unidos, determinantes para o desenho da política monetária do BCE e da Reserva Federal.
O dia fica marcado pela divulgação de indicadores na Europa e nos Estados Unidos que são determinantes para o desenho da política monetária do BCE e da Reserva Federal. Ainda nos Estados Unidos, a Carolina do Norte dá o pontapé de saída na votação antecipada para as presidenciais.
Indicadores por cá…O Instituto Nacional de Estatística (INE) fecha a semana com um conjunto de indicadores económicos. Desde logo, a atividade dos transportes públicos referente ao segundo trimestre, altura que apanha o início do mês. Ademais, será ainda divulgado o índice de custos de construção de habitação nova, com dados do mês de junho, depois de terem registado o maior aumento do ano, em abril.
…e lá foraNa Europa, o Eurostat prepara-se para publicar os dados agregados do emprego e do PIB da Zona Euro referentes ao segundo trimestre, isto numa altura em que o BCE se prepara para concretizar um corte nas taxas de juro este mês. E nos Estados Unidos, serão divulgados dados sobre a evolução do mercado de trabalho, desde logo o relatório sobre o emprego, publicado na primeira sexta-feira de cada mês, e considerado um importante indicador para que a Reserva Federal possa aferir a robustez do setor.
Início do congresso do PSDEsta sexta-feira decorre em Braga o 42º Congresso Nacional do PSD, encontro que irá servir para eleger os órgãos distritais do partido, a Comissão Política Nacional e ainda a presidência. Luís Montenegro, atual presidente, é o único candidato à liderança do partido sendo expectável que seja reeleito para um segundo mandato de mais dois anos.
Professores saem à ruaDepois de o Governo ter anunciado novos apoios aos professores deslocados e ainda o lançamento de um novo concurso para suprir as necessidades das escolas com maiores carências, a Fenprof convocou uma concentração de docentes em frente ao Ministério da Educação. Em causa estão reivindicações para que seja levada a cabo uma negociação suplementar sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores, depois de o Governo e sete sindicatos terem chegado a um acordo, em maio.
Boletins de voto começam a ser distribuídos nos EUAA dois meses das eleições presidências nos Estados Unidos, os eleitores da Carolina do Norte começarão a receber os primeiros boletins de voto na caixa de correio já a partir desta sexta-feira. O voto por correspondência aumentou substancialmente nas últimas eleições presidenciais, passando de 4% em 2016 para 18% dos votos em 2020, de acordo com os dados oficiais.