expresso.ptexpresso.pt - 6 set. 11:37

5G pode acrescentar mil milhões de euros ao PIB europeu até 2025

5G pode acrescentar mil milhões de euros ao PIB europeu até 2025

Benefícios da tecnologia 5G em áreas estratégicas como automóvel, saúde, transportes ou energia podem gerar até 20 milhões de empregos em todos os setores da economia, estima o Tribunal de Contas Europeu. Projetos e soluções já implementados em Portugal estarão em palco no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a 10 e 11 de setembro. A 11ª Conferência ANACOM, sob o tema 5G em ação, conta com o Expresso como media partner

As tecnologias digitais continuam a ganhar peso num mundo hiperconectado, no qual quase não existe espaço para a vida ou o trabalho ‘offline’, e exigem infraestruturas de conectividade digital adequadas para funcionarem. A tecnologia 5G surge, neste contexto, com a promessa de ser disruptiva e com um impacto extraordinário na vida das pessoas, das cidades ou da agricultura. Mas, a verdade é que a sua influência no dia a dia só agora começa a ser notada.“O 5G é um salto para uma nova dimensão de conectividade, sem a qual a sociedade digital não é possível”, afirma João Ricardo Moreira. Na opinião do administrador da NOS, “é esta tecnologia que permitirá acelerar a transição de Portugal para um país mais digital e garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia”.

A 11ª Conferência ANACOM, que terá lugar nos próximos dias 10 e 11 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, terá como tema ‘5G em ação’ e contará com a apresentação e partilha de um conjunto de projetos que demonstram a aplicabilidade e o impacto desta tecnologia nos diferentes sectores da economia.

45.000

milhões é o úmero de dispositivos que estarão interconectados em todo o mundo em 2025

Ao longo de um dia e meio, representantes de empresas, operadores, academia, consultoras, militares, Zonas Livres Tecnológicas e outras entidades públicas e privadas terão oportunidade de partilhar projetos implementados, planos de implementação ou novas soluções ensaiadas, “que proporcionarão uma visão abrangente e prática das aplicações que podem ser implementadas com base em 5G e das vantagens que comportam para a sociedade e a economia”, refere fonte oficial da ANACOM, com os responsáveis da entidade reguladora do sector das comunicações a terem a intenção de estabelecer uma plataforma para a partilha de conhecimentos e experiências.

Maior cobertura abre oportunidades

De acordo com os dados da ANACOM, no final do segundo trimestre de 2024, existiam em Portugal 10.368 estações 5G o que “assegura uma cobertura em praticamente todo o país”, abrindo a porta à inovação e à criação de novas soluções.

Na NOS, por exemplo, as parcerias com diferentes organizações, com vista a aproveitar todo o potencial desta tecnologia, em campos tão diversificados como saúde, educação, indústria ou smart cities já estão a dar frutos. “Falamos de uma camada de inteligência e dados adicionais que podemos acrescentar a todos os processos para conseguirmos experiências mais ricas e soluções mais eficientes e com maximização de recursos”, explica João Ricardo Moreira. Os exemplos são vários e vão desde mobilidade (estacionamento, gestão de trânsito ou de frotas) inteligente, à sensorização de chão de fábrica, monitorização de doentes crónicos à distância, ou conteúdos imersivos para a educação.

Recorde-se que os serviços 5G são fundamentais para aplicações inovadoras que podem transformar diversos sectores da economia e melhorar a vida das pessoas. Um estudo de 2017 realizado por iniciativa da Comissão Europeia indicou que os benefícios da introdução da tecnologia 5G em quatro sectores industriais estratégicos fundamentais (automóvel, saúde, transportes e energia) podem atingir €113 mil milhões por ano e gerar 2,3 milhões de empregos nos Estados-Membros. Outro estudo mais recente do Tribunal de Contas Europeu estima que entre 2021 e 2025, o 5G poderá acrescentar até €1.000 milhões ao PIB europeu e criar ou transformar até 20 milhões de empregos em todos os sectores da economia. “Estamos numa altura crucial em que as redes 5G já se encontram implementadas em grande parte do país e são já vários os casos de uso de 5G em Portugal”, salienta a ANACOM.

O 5G é um salto para uma nova dimensão de conectividade, sem a qual a sociedade digital não é possível", aponta João Ricardo Moreira, da NOS

Energia, Saúde, Administração Pública e Cidades Inteligentes, Soberania e Proteção Civil, Indústria 4.0, Mobilidade, Economia Azul e Recursos Naturais serão as áreas em destaque nos dois dias de conferência. No total serão 35 os projetos e soluções 5G em destaque que, além de poderem inspirar a plateia, poderão igualmente ser avaliados quanto ao seu impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante cada apresentação, as pessoas poderão escolher os ODS que consideram que são impactados por cada projeto, e no final de cada apresentação será mostrado o resultado dessa escolha. Para votar basta ler o QR Code nas costas das cadeiras.

Além dos projetos, a conferência conta ainda com a presença de Thomas Kuepper, responsável pela política na Unidade B.5. Investimento em redes de alta capacidade, na DG Connect, que fará a abertura do primeiro dia; de Konstantinos Masselos, Vice-Presidente do Organismo de Reguladores Europeus de Comunicações Eletrónicas (BEREC) e Presidente da Comissão Helénica das Telecomunicações e dos Correios (EETT), bem como representantes dos operadores móveis nacionais.

Conferência 5G em ação

O que é?

Apresentação de um conjunto de projetos e iniciativas em curso, com o objetivo de mostrar os benefícios práticos do 5G, bem como questões relacionadas com modelos de negócio, investimento, segurança, sustentabilidade e conetividade, entre outras, dando a conhecer soluções que podem contribuir para um ambiente de inovação e colaboração.

Quando, onde e a que horas?

A 11.ª Conferência ANACOM, dedicada ao tema “5G em ação”, acontece a 10 e 11 de setembro de 2024, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contará com transmissão direta através do Facebook do Expresso.

Quem são os oradores?

A conferência conta com um painel de oradores, especialistas em diversos setores, que partilharão informação sobre os projetos que estão a dirigir. Veja aqui a lista completa de oradores.

Porque é que este tema é central?

A tecnologia 5G, ou quinta geração de redes de comunicações móveis, representa um avanço significativo em relação às gerações anteriores, oferecendo maior capacidade e velocidades de transmissão de dados muito superiores. O 5G proporciona conectividade ultrarrápida e de baixa latência para utilizadores e dispositivos conectados, possibilitando o crescimento da Internet das Coisas (IoT). Em 2018, havia cerca de 22 mil milhões de dispositivos conectados no mundo, um número que deverá duplicar para os 45 mil milhões até 2025, criando uma enorme teia de dispositivos interligados abrangendo tudo, desde telemóveis inteligentes a eletrodomésticos de cozinha.

Onde posso assistir?

É simples. Basta clicar aqui.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.

NewsItem [
pubDate=2024-09-06 12:37:50.969
, url=https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2024-09-06-5g-pode-acrescentar-mil-milhoes-de-euros-ao-pib-europeu-ate-2025-b1b351dc
, host=expresso.pt
, wordCount=1017
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_09_06_1658046983_5g-pode-acrescentar-mil-milhoes-de-euros-ao-pib-europeu-ate-2025
, topics=[projetos expresso]
, sections=[]
, score=0.000000]