rr.sapo.pt - 6 set. 10:47
Rússia ataca 13 regiões ucranianas com 44 'drones'
Rússia ataca 13 regiões ucranianas com 44 'drones'
Entretanto, a brigada ucraniana Azov anunciou esta sexta-feira ter recuperado o controlo parcial da cidade de Niu-York aos russos durante um contra-ataque bem-sucedido nesta localidade na região de Donetsk (leste), um raro avanço ucraniano nesta área durante meses.
As forças russas lançaram um total de 44 'drones' hoje de madrugada contra 13 das 24 regiões ucranianas, dos quais as defesas aéreas ucranianas conseguiram abater dois, segundo a força aérea da Ucrânia.
A mesma fonte indicou que os 'drones' foram lançados a partir da região russa de Kursk, do território de Primorsko-Akhtarsk e da península ocupada da Crimeia. A Ucrânia não reportou nenhuma morte ou grandes danos materiais no ataque.
Durante o ataque, no qual a Rússia disparou também um míssil aéreo guiado Kh-59 e um míssil Kh-31P, foram ativadas defesas aéreas ucranianas sobre o território das regiões de Kiev e Chernihiv (norte), Kirovograd, Dnipropetrovsk e Poltava (centro), Kharkiv e Sumi (nordeste), Mikolayiv e Kherson (sul), Zaporizhzhia (sudeste), Donetsk (leste) e Lviv e Vinitsia (oeste).
A brigada Azov anunciou na rede social Telegram que conseguiu "recuperar o controlo de parte de Niu-York e desbloquear" soldados ucranianos "cercados por forças inimigas".
Nos últimos 10 dias, a Rússia lançou ataques maciços com 'drones' em território ucraniano quase diariamente.
Por vezes, a chuva de 'drones' foi acompanhada por um grande número de mísseis.