LUIS DELGADO - 3 set. 20:49
Visão | Que querem os israelitas?
Visão | Que querem os israelitas?
É tempo de chegarem a um acordo que permita clarificar a maior de todas as angústias: quantos reféns ainda estão vivos e nas mãos do Hamas? Quantos mais já foram executados?
Seis israelitas foram executados a sangue-frio num túnel do Hamas em Gaza. Com um tiro na cabeça. Seis tiros. Executados. E milhares de israelitas foram para as ruas exigir que o Governo se renda. Que se demita. Que aceite qualquer coisa. Há, em Gaza, milhares de palestinianos a exigir que o Hamas se renda? Que acabe com o terror? Que aceite qualquer coisa, menos executar reféns?
Se Israel perder esta batalha contra o Hamas, o Hezbollah, o Irão e os Houtis do Iémen, por força dessa pressão popular, tanto interna como externa, então o seu Estado jamais poderá garantir a segurança dos cidadãos. Então sim é possível aniquilar o Estado de Israel.
Há excessos das forças armadas israelitas, que não podem comportar-se como os terroristas do Hamas, e essa linha tem de ser muito bem definida e visível para todos os israelitas e aliados. E é tempo de chegarem a um acordo que permita clarificar a maior de todas as angústias: quantos reféns ainda estão vivos e nas mãos do Hamas? Quantos mais já foram executados?
Só depois disso será possível a cada uma das partes, israelitas e palestinianos (não os grupos terroristas) olharem para o seu futuro. Cada um assumindo a sua independência e existência como Estados livres, justos e obviamente democráticos. Nessa altura não haverá lugar para grupos extremistas que executam reféns com um tiro na cabeça.
MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.