eco.sapo.pt - 21 nov. 21:00
OpenAI está a negociar regresso de Sam Altman, o CEO que despediu há quatro dias
OpenAI está a negociar regresso de Sam Altman, o CEO que despediu há quatro dias
Conversações envolvem alguns dos investidores da empresa que criou o ChatGPT,como a Thrive Capital, a Khosla Ventures e a Tiger Global Management, que estarão a pressionar o regresso de Altman.
Quatro dias depois de ter demitido Sam Altman, a administração da OpenAI está em conversações com o cofundador e ex-CEO da empresa para que possa ser reintegrar na empresa, avança a Bloomberg (acesso pago). A decisão da criadora do ChatGPT levou a esmagadora maioria dos quase 800 trabalhadores a assinar uma carta em que ameaçavam despedir-se e juntar-se à Microsoft.
As negociações decorrem entre Altman, o CEO Emmett Shear (que antes liderava a Twitch) e, pelo menos, um membro do conselho de administração, Adam D’Angelo — um dos elementos que votou a favor da destituição de Altman –, estando também envolvidos alguns dos investidores da OpenAI. Incluindo a Thrive Capital, a Khosla Ventures e a Tiger Global Management, que estarão a pressionar o regresso de Altman.
Esta será uma de várias opções que estão a ser discutidas pelo conselho de administração da OpenAI, que na passada sexta-feira votou pelo afastamento de Sam Altman, o que levou Greg Brockman, o outro fundador da empresa, a anunciar também a saída, após ter sido destituído do cargo de presidente.
Se Altman regressar à OpenAI, será como diretor executivo da empresa, de acordo com uma fonte citada pela Bloomberg. Outro cenário em cima da mesa prevê o regresso do antigo CEO como diretor num conselho de administração de transição.
A saída dos dois executivos gerou uma onda de indignação dentro e fora da OpenAI, que ganhou relevância mundial com o lançamento do ChatGPT, dando início a um boom na área da chamada inteligência artificial generativa.
Na sequência da demissão, Sam Altman e Greg Brockman incorporaram a equipa da Microsoft. A gigante tecnológica tem sido o principal apoio da OpenAI, onde já investiu cerca de 13 mil milhões de dólares (cerca de 11,88 mil milhões de euros), detendo 49% do seu capital.