dinheirovivo.pt - 21 nov. 15:37
Governo reconduz presidentes do IVV e do IVDP para novo mandato
Governo reconduz presidentes do IVV e do IVDP para novo mandato
Bernardo Gouvêa e Gilberto Igrejas iniciam o segundo mandato em dezembro, até 2028
Os presidentes do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Bernardo Gouvêa e Gilberto Igrejas, foram reconduzidos nos cargos para um novo mandato de cinco anos.
Ambos os responsáveis estavam nos respetivos cargos desde dezembro de 2018. O segundo mandato terminará em 2028.
O despacho, publicado a 15 de novembro, é assinado pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e produz efeitos a 2 de dezembro no caso de Bernardo Gouvêa e a 5 de dezembro no de Gilberto Igrejas. Em ambos os casos é sublinhado que a renovação da comissão de serviço ocorre em função da "análise circunstanciada do desempenho no cargo e os resultados obtidos durante o exercício do mandato.
Recorde-se que Bernardo Gouvêa é licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e diplomado em Marketing pela IADE. Concluiu ainda o MBA e o PAME da Universidade Católica Portuguesa. Fez ainda um Curso Avançado de Administração Pública no Instituto Nacional de Administração.
Trabalhou na Herdade do Esporão, no grupo JP Vinhos e na Companhia das Quintas, bem como na Adega Cooperativa do Redondo. Foi presidente da Comissão Regional dos Vinhos de Lisboa e, desde dezembro de 2018, é líder do Conselho Diretivo do IVV.
Já Gilberto Igrejas é licenciado em Biologia-Geologia, mestre em Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Agrícolas e Florestais e doutorado em Genética e Biotecnologia pela UTAD, tendo desenvolvido o trabalho de investigação, de 1995 a 2002, em França, no Institut National de la Recherche Agronomique,
Tem uma pós-graduação em Medicina Legal e um pós-doutoramento na Austrália, na Commonwealth Scientific & Industrial Research Organisation. Tem o curso em Gestão de Finanças Públicas e o Curso Avançado em Gestão Pública do Instituto Universitário de Lisboa.
Professor associado com agregação na UTAD desde 2012, foi coordenador do Curso de Enologia e presidente da área pedagógica das Ciências Agrárias. Presidiu à Comissão de Reformulação do Plano de Estudos do 1.º Ciclo do Curso de Licenciatura em Enologia e à comissão de elaboração de um curso de especialização tecnológica na área da Viticultura e Enologia. Foi coordenador científico dos Cursos de Verão de Enoturismo na Região dos Vinhos do Douro e Porto e responsável por diversos acordos ERASMUS na área da enologia.
Foi ainda coordenador da 1.ª Edição do Curso de Mestrado em Biotecnologia para as Ciências da Saúde e vice -coordenador do Curso de Genética e Biotecnologia, e vice -diretor do Curso de Mestrado em Bioinformática e Aplicações às Ciências da Vida.
É presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto desde dezembro de 2018.