www.rtp.ptrtp.pt - 21 nov. 19:40

Sérvia e Croácia expulsam um diplomata de cada país

Sérvia e Croácia expulsam um diplomata de cada país

A Sérvia e a Croácia expulsaram hoje um diplomata de cada país, uma decisão que reflete o agravamento das tensões entre os dois países, inimigos no decurso das guerras balcânicas da década de 1990 e rivais regionais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros sérvio indicou hoje que o primeiro secretário da Embaixada da Croácia em Belgrado foi considerado `persona non grata` pela sua alegada "atuação grosseira e fora do âmbito das normas diplomáticas" no decurso do seu serviço.

Numa decisão recíproca, a Croácia expulsou hoje um diplomata sérvio.

"Decidimos que o conselheiro da Embaixada da Sérvia na Croácia, Petar Novakovic, deverá ser declarado `persona non grata` na Croácia", indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros croata, Gordan Grlic Radman.

Os ´media` perto do poder político em Belgrado referiram que o diplomata croata, identificado como Hrvoje Snajder, é acusado de "atividades de espionagem" e "recrutamento" de pessoas para os serviços secretos croatas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Assuntos europeus croata rejeitou os fundamentos para a expulsão do diplomata e considerou a decisão sérvia "um passo em direção à deterioração das relações mútuas", e "quando a estabilidade no sudeste da Europa é de excecional importância para o conjunto da Europa".

As tensões entre os dois vizinhos balcânicos têm oscilado entre um afastamento e a reaproximação, no rescaldo das guerras na ex-Jugoslávia, que no caso da Croácia culminou com a expulsão de dezenas de milhares de sérvios fixados desde há séculos no território croata, em particular na região da Krajina.

pub
NewsItem [
pubDate=2023-11-21 20:40:34.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/servia-e-croacia-expulsam-um-diplomata-de-cada-pais_n1531504
, host=www.rtp.pt
, wordCount=205
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_11_21_428201706_servia-e-croacia-expulsam-um-diplomata-de-cada-pais
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]