rr.sapo.pt - 21 nov. 21:00
Ministra da Coesão pressiona finalização de investimentos europeus no Algarve
Ministra da Coesão pressiona finalização de investimentos europeus no Algarve
De acordo com a ministra, a taxa de execução do Algarve 2020 está agora em "cerca de 90%", mas há "urgência que todas as verbas dos fundos sejam aproveitadas" e que seja colocado "o máximo empenho" nesse objetivo.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pressionou hoje em Loulé, no distrito de Faro, entidades públicas e privadas a finalizarem até ao fim do ano a execução do programa regional Algarve 2020.
No início de uma visita a vários projetos de investimentos que beneficiam de fundos europeus geridos na região pelo programa Algarve 2020, Ana Abrunhosa disse querer fazer "uma última pressão para que o Algarve 2020, o programa regional, se execute na plenitude".
A Comissão de Coordenação e
"Queremos é que as obras que tínhamos planeado se façam até ao fim", disse.
Ana Abrunhosa esteve hoje no Algarve, numa visita que se prolonga até quarta-feira e abrange vários concelhos do sotavento para visitar projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos europeus geridos na região, em curso ou em fase de conclusão.
A responsável governamental começou por se deslocar a Loulé para visitar investimentos de infraestrutura científica na área da saúde, promovidos pelo Algarve Biomedical Center (ABC), numa parceria entre a Universidade do Algarve (UAlg) e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA).
Segundo um comunicado da CCDR Algarve, estas infraestruturas têm investimentos de 8,87 milhões de euros e visam a criação de um "centro de excelência de investigação".
Ana Abrunhosa também visitou hoje a ampliação e renovação de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, num investimento total de 3,5 milhões de euros.
Na quarta-feira, Ana Abrunhosa irá visitar, entre outros projetos, as infraestruturas e equipamentos de Saúde do CHUA, em Faro, que beneficia de um investimento total de 7,19 milhões de euros.
O programa operacional regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Algarve, integrado no acordo de parceria Portugal 2020.
O programa dispõe de quase 319 milhões de euros de fundos enviados pela União Europeia -- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE) -, sendo 140 milhões destinados às empresas.