observador.pt - 20 nov. 20:35
Braga vai ser capital das cidades criativas da UNESCO em julho
Braga vai ser capital das cidades criativas da UNESCO em julho
Conferência anual das cidades criativas da UNESCO vai decorrer em Braga, em 2024, sob o tema "Trazer a Juventude para a Mesa Global". Objetivo é divulgar a realidade artística e cultural do território
A conferência anual das cidades criativas da UNESCO vai decorrer em Portugal de 1 a 5 de julho de 2024, e terá epicentro em Braga, sob o tema “Trazer a Juventude para a Mesa Global”, anunciou, esta segunda-feira, a autarquia.
O evento será organizado pela Câmara de Braga, em parceria com Barcelos, Amarante e Santa Maria da Feira, os municípios do norte integrados na rede de cidades criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O protocolo para a organização da conferência foi assinado, esta segunda-feira, pelos quatros municípios, na Câmara de Braga. O encontro terá eventos nos quatro municípios, entre reuniões setoriais e manifestações culturais.
O objetivo, disse o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, é divulgar a realidade artística e cultural de cada um dos territórios. Nesse sentido, além das sessões institucionais, com reuniões divididas por clusters, adiantou Ricardo Rio, haverá segmentos para a comunidade, envolvendo os agentes culturais locais. O programa vai agora ser elaborado e será anunciado posteriormente.
Braga é cidade criativa no campo das Media Arts, uma distinção que Barcelos tem no artesanato, Santa Maria da Feira na Gastronomia e Amarante na Música.
Em Portugal, fazem também parte da rede de cidades criativas da UNESCO Idanha-a-Nova e Leiria, ambas na Música, Óbidos (Vila Literária), na Literatura, Caldas da Rainha, em Artesanato e Artes Populares, e Covilhã, cidade criativa do Design.