www.rtp.ptrtp.pt - 20 nov. 16:36

Energia. Bruxelas prolonga Quadro Temporário de Crise e Transição

Energia. Bruxelas prolonga Quadro Temporário de Crise e Transição

A Comissão Europeia decidiu prolongar – em vez de começar já a eliminar - o Quadro Temporário de Crise e Transição por seis meses, mas apenas num número limitado de seções.
Pedro O objetivo é permitir que se mantenham em vigor algumas das regras criadas para dar uma resposta à crise na sequência da agressão da Rússia contra a Ucrânia e ao aumento sem precedentes dos preços da energia.

Com este ajustamento parcial, os Estados-membros podem manter os regimes de apoio para cobrir o próximo período de aquecimento no Inverno, como rede de segurança, caso certas empresas continuem a ser afetadas pela perturbação económica causada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Assim, e até 30 de junho de 2024, os governos nacionais podem continuar a prestar apoio, cobrindo partes dos custos adicionais de energia apenas na medida em que os preços excedam significativamente os níveis anteriores à crise.


Para além disso, os limites máximos permitidos são aumentados para cobrir o período de aquecimento no inverno: sobretudo no que se refere aos setores da agricultura e das pescas.

A Comissão diz que a situação económica da UE mostra resiliência face aos choques que sofreu e que a situação nos mercados da energia e, em especial, nos preços médios do gás e da eletricidade, parece ter estabilizado. Mesmo assim, considera que este período de exceção das ajudas de estado deve vigorar por mais seis meses.
pub
NewsItem [
pubDate=2023-11-20 17:36:56.0
, url=https://www.rtp.pt/noticias/mundo/energia-bruxelas-prolonga-quadro-temporario-de-crise-e-transicao_n1531196
, host=www.rtp.pt
, wordCount=199
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_11_20_1508227482_energia-bruxelas-prolonga-quadro-temporario-de-crise-e-transicao
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]