tek.sapo.pttek.sapo.pt - 27 set. 16:13

CyberDog 2 da Xiaomi tem novos truques e mais capacidades acrobáticas

CyberDog 2 da Xiaomi tem novos truques e mais capacidades acrobáticas

A nova versão do cão robótico da Xiaomi foi apresentada em agosto e também deu espetáculo na apresentação da nova linha de smartphones Xiaomi 13T.

Entre o robot assustador e o animal de estimação fofinho, o CyberDog 2 da Xiaomi mostrou em Berlim as novas capacidades acrobáticas e de obediência. Dança ballet e também é capaz de fazer mortais à retaguarda, mas segue o dono se estiver com uma trela.

Veja as imagens

Inspirado num Doberman, o robot está mais inteligente do que a versão anterior, apresentada em 2021  e foi revelado a 14 de agosto durante o evento de lançamento do dobrável MIX Fold 3 e de um conjunto de novos gadgets na China.

Há mudanças de visual e de materiais usados, assim como de habilidades, que podem ser úteis no terreno em situações de emergência, como a capacidade de rolar e de se levantar sozinho, movimentos dificeis potenciados pela tecnologia de microatuadores CyberGear. Outras são mais "habilidades de exposição", como a capacidade de fazer passos de ballet e twarks , mas que mostram a flexibilidade do modelo de quatro patas.

Clique nas imagens para ver o CyberDog 2 com mais detalhe 

O novo CyberDog é mais compacto do que a anterior geração de cães-robot, contando com um peso de 8,9 quilogramas e pode ser facilmente transportado. O robot está equipado com o processador NX co-processadores duplos, que em conjunto com os microatuadores CyberGear desenvolvidos pela Xiaomi, prometem melhorias na mobilidade, suportam manobras mais complicadas, como saltos mortais contínuos, e ajudam na recuperação de quedas.

Além de um sistema “multi-cérebro”, com o “cérebro” principal a utilizar um processador NX, o CyberDog 2 está equipado com 19 sensores para visão, toque e audição, entre câmaras com inteligência artificial, sensores de profundidade e LiDAR, e quatro microfones.

Reconhece as pessoas à sua volta e faz uma análise do ambiente e a Xiaomi diz que o sistema de IA do robot, com capacidade de aprendizagem, foi treinado a partir de 30.000 modelos virtuais de cães-robot.

Veja o vídeo

A Xiaomi tem vindo a desenvolver uma plataforma open source para este robots, com suporte a programação em modelos abertos e programação visual.

A empresa detalha que, na China, a nova versão do CyberDog vai estar disponível por um preço de 12.999 yuan (1.647,53 euros), mas não há ainda data oficial para comercialização.

Recorde-se que o CyberDog não é o único robot da Xiaomi. O CyberOne é um robot humanoide e foi apresentado pela marca em 2022. Com uma altura de 1,77 metros e um peso de 52 quilogramas, este autómato foi construído de modo a conseguir simular movimentos humanos e, em dezembro desse ano, até demonstrou os seus dotes como baterista.

Clique nas imagens para recordar o CyberOne 

NewsItem [
pubDate=2023-09-27 17:13:36.0
, url=https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/cyberdog-2-da-xiaomi-tem-novos-truques-e-mais-capacidades-acrobaticas
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=426
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_09_27_823091453_cyberdog-2-da-xiaomi-tem-novos-truques-e-mais-capacidades-acrobaticas
, topics=[robot, xiaomi, tecnologia, autómato, cyberdog, ia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]