observador.pt - 19 set. 22:44
Quem mandou os professores emigrar e a "cambalhota" do Governo com a TAP. Fact Check ao debate da Moção de Censura
Quem mandou os professores emigrar e a "cambalhota" do Governo com a TAP. Fact Check ao debate da Moção de Censura
Mais de três horas a discutir a moção de censura ao Governo terminaram no chumb garantido. Do peso dos impostos nos combustíveis à "cambalhota" na TAP, quem disse a verdade e quem passou ao seu lado?
O líder do Chega abriu o debate da segunda moção de censura que o seu partido apontou ao Governo a falar de saúde e de habitação. Mas não perdeu a oportunidade para lembrar o peso que os combustíveis têm na carteira dos portugueses, mais concretamente o dos impostos aplicados aos mesmos. “Metade do que pagamos a combustíveis é de impostos que estes senhores lançaram sobre os portugueses”, apontou André Ventura.
Segundo a Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE), que analisa semanalmente o preço dos combustíveis e os decompõe em categorias, no intervalo temporal entre 5 e 19 de setembro, o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e o IVA na gasolina correspondiam a 52,91% do total do seu valor. A situação é semelhante no caso do gasóleo, 47,6% do preço final deste combustível diz respeito à taxa fiscal que lhe é aplicada.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.