visao.ptvisao.pt - 6 jun. 00:00

Peugeot 3008 vai ter um ecrã curvo gigante | Exame Informática

Peugeot 3008 vai ter um ecrã curvo gigante | Exame Informática

A nova versão do i-Cockpit da Peugeot estreia na próxima geração do 3008. O ecrã curvo de 21 polegadas é a novidade mais vistosa.

O i-Cockipt da Peugeot já tem mais de 10 anos. Este foi um dos sistemas pioneiros no que diz respeito à integração de tecnologia de infoentretenimento avançada, centrada em redor de um ecrã tátil, em carros de segmentos de preço mais acessíveis.

Nestes anos, o i-Cockipt sofreu várias evoluções, incluindo o ecrã de instrumentos com efeito holográfico hoje presente em vários modelos da Peugeot. Mas, a acreditar na informação e imagens divulgas pela Peugeot, a maior evolução de sempre do i-Cockipt vai chegar com o novo 3008, que a marca francesa prepara-se para lançar. Um SUV 100% elétrico, que deverá ser significativamente diferente do modelo atual, com destaque para a traseira do tipo fastback. A Peugeot ainda não revelou as características finais, mas fala-se, por exemplo, numa autonomia de 700 quilómetros.

Apesar de ainda não existirem imagens do exterior do novo 3008, a Peugeot já apresentou imagens do interior. E a grande novidade – e grande é mesmo a palavra certa – é o ecrã curvo de 21 polegadas. Este é o centro do sistema agora denominado Panoramic i-Cockipt, que depois chegará a outros modelos da marca.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! Exame Informática Diária Todos os dias, pelas 18h, a melhor informação sobre tecnologia em Portugal e no mundo

A Peugeot não detalha as funcionalidades disponíveis, mas fez saber que “a parte central do painel agrupa os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido às 10 funções favoritas do utilizador, quer se trate de ligar para um contacto favorito, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação da sua preferência, definir a temperatura ideal para o ar condicionado, etc.”.

Também já se sabe que este grande ecrã curvo está dividido em duas zonas. No lado esquerdo, diretamente em frente ao condutor, serão apresentadas “todas as informações relativas à condução (velocidade, medidor de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.)”. Como o volante, compacto como é habitual na marca, fica abaixo deste ecrã, a componente de painel de instrumentos acaba por funcionar como um head-up display.

No lado direito do ecrã, “o ecrã tátil é acessível tanto pelo condutor como pelo passageiro, nele podendo-se gerir os sistemas de aquecimento/ar condicionado, navegação, multimédia/conectividade, etc.”.

Também já se sabe que o volante terá comandos , “táteis/clicantes para uma ergonomia de utilização otimizada: detetam, automaticamente, as pontas dos dedos do condutor, mas apenas são ativados se pressionados de facto, de modo a evitar manobras indesejáveis”.

Ainda no que diz respeito à interface homem-máquina, a Peugeot destaca que “a consola central é arejada e organizada, de modo a aumentar o espaço disponível para arrumação e carregamento de smartphones sem fios”. Adicionando que “isto foi possível graças à relocalização do controlo da caixa de velocidades automática no painel de bordo. Este comando encontra-se, agora, localizado à direita do volante, mesmo ao lado do botão stop/start”.

NewsItem [
pubDate=2023-06-06 01:00:00.0
, url=https://visao.pt/volt/2023-06-06-peugeot-3008-vai-ter-um-ecra-curvo-gigante/
, host=visao.pt
, wordCount=480
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_05_519371208_peugeot-3008-vai-ter-um-ecra-curvo-gigante-exame-informatica
, topics=[tecnologia, 3008, notícias, volt, peugeot, exame informática]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]