observador.ptobservador.pt - 5 jun. 20:13

Quanto rendem os novos certificados de aforro? E vai (mesmo) poder investir através dos bancos?

Quanto rendem os novos certificados de aforro? E vai (mesmo) poder investir através dos bancos?

Nova série de certificados de aforro rende menos do que a anterior. Compare as rendibilidades das duas e saiba quanto pode ganhar. Governo quer bancos a vender mas estes não se comprometem.

Os certificados de aforro (CA) passaram esta segunda-feira a render menos, já que a nova série (F) é menos generosa do que a série anterior (E), que atraiu quase 11 mil milhões de euros em poupanças no espaço de quatro meses. Houve quem visse na decisão um favor aos bancos mas, segundo a informação recolhida pelo Observador, a perceção no setor é precisamente a contrária: ao pressionar os bancos a que também eles comercializem certificados de aforro, nos seus balcões e no homebanking, a banca vê aqui uma tentativa do Governo de forçar as instituições financeiras para que estas subam os juros dos depósitos.

Se está a pensar investir, saiba quanto vai receber (em euros) – e compare essa rentabilidade com a que se obtinha na série agora interrompida. O limite da taxa base diminui de 3,5% da série anterior para 2,5%. Este limite pode subir, consoante os prémios de permanência. Mas também estes mudaram, tornando-se menos favoráveis. A estrutura destes prémios começa em 0,25% entre o 2.º e 5.º anos, atingindo os 1,75% nos últimos dois anos do prazo máximo de subscrição.

  • 0,25 pontos do 2.º ao 5.º ano;
  • 0,50 pontos do 6.º ao 9.º ano;
  • 1,00 pontos no 10.º e 11.º;
  • 1,50 pontos no 12.º e 13.º ano;
  • 1,75 pontos no 14.º e 15.º ano.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-06-05 21:13:15.0
, url=https://observador.pt/especiais/quanto-rendem-os-novos-certificados-de-aforro-e-vai-mesmo-poder-investir-atraves-dos-bancos/
, host=observador.pt
, wordCount=258
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_05_143812505_quanto-rendem-os-novos-certificados-de-aforro-e-vai-mesmo-poder-investir-atraves-dos-bancos
, topics=[poupança, igcp, finanças pessoais, investimento, banca]
, sections=[economia]
, score=0.000000]