observador.ptObservador - 5 jun. 00:18

O que é isso de lugar de fala?

O que é isso de lugar de fala?

O que significa dizer que um homem que se identifica como homem não tem lugar de fala para escrever sobre uma pessoa transexual como em Pão de Açúcar? Que sentido faz impor estes limites à literatura?

Embora não seja possível identificar a sua origem com rigor, a expressão “lugar de fala” circula no universo de língua portuguesa pelo menos desde 2017, em particular no espaço cibernético do ativismo identitário. Mas terá sido a polémica em torno das traduções dos livros de Afonso Reis Cabral nos Estados Unidos a levantar as seguintes interrogações: o que significa dizer que um homem que se identifica como homem não tem lugar de fala para escrever sobre uma pessoa transexual, como o autor faz em Pão de Açúcar? Faz sentido impor este tipo de limites à literatura? E será que ver a literatura como “um mero expressar do lugar de fala, ou melhor, da identidade de quem a escreve, [significa] entrar num ciclo absolutamente vicioso e atentatório da própria literatura”?

1O lugar da fala

Para compreendermos a expressão “lugar de fala” temos de recuar a um argumento feminista apresentado pela teoria do ponto de vista (“standpoint theory”) que tem uma dimensão epistemológica. Podemos apresentar esse argumento em três passos:

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-06-05 01:18:44.0
, url=https://observador.pt/opiniao/o-que-e-isso-de-lugar-de-fala/
, host=observador.pt
, wordCount=211
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_04_1780427295_o-que-e-isso-de-lugar-de-fala
, topics=[opinião, literatura]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]