visao.ptrantunes - 4 jun. 10:47

Visão | Os 5 minutos de Clara Ferreira Alves

Visão | Os 5 minutos de Clara Ferreira Alves

São 5 minutos que toda a gente devia ouvir. Clara Ferreira Alves, no último Eixo do Mal, fala de vários temas que já aqui abordei, é praticamente o mesmo ponto de vista

Diz a jornalista e comentadora (e, acrescento eu, das pessoas que melhor pensa em Portugal nas últimas décadas) que “Sócrates era o que era, mas pelo menos tomava decisões”. Esta frase leva-nos a uma reflexão muito triste. O actual estado de coisas no País já nos faz sentir que mal por mal, mesmo que haja suspeitas de corrupção e um processo em curso, Sócrates pelo menos fazia, executava. 

O que Clara pensa é reflexo do que muitos eleitores já mostraram nas urnas preferir. Temos vários casos de políticos suspeitos de crimes ou até condenados, que venceram eleições depois dos casos conhecidos. É um nivelar por baixo que em nada nos orgulha, mas que, mal por mal, é o melhor que temos. 

Nestes 5 minutos que todos deveriam ouvir, ficam também algumas notas sobre economia portuguesa. Somos competitivos na moda por exemplo, onde grandes marcas internacionais produzem, mas sempre pelo mesmo factor, a mão de obra barata, o que engana nos dados da economia. 

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! A PRIMA Gosta As escolhas da revista PRIMA sobre o que há de novo em tendências, cultura e criatividade.

O país exporta, mas a riqueza não é distribuída por todos. Outro exemplo é o turismo. A falta de estratégia neste sector, usemos como referência a inexistência de um plano hidrográfico, deixa o futuro hipotecado pelos consumos dos campos de golfe. Esse turismo consome recursos muito mais preciosos que as mais-valias criadas. 

E se olharmos para os países onde o turismo assume dois dígitos no PIB, quase todos são sub-desenvolvidos, porque, mais uma vez, o nosso turismo distribuiu pouca riqueza. Temos um turismo low-cost e ordenados miseráveis na hotelaria e restauração. 

Para concluir, Clara Ferreira Alves ainda fala da oposição, ou da falta dela. E de como Montenegro não é um líder capaz de fazer o PSD disparar nas sondagens, mesmo com casos e casinhos todos os dias. Partilho de todas estas ideias, e de que, a cumprir o ciclo, o PSD não conseguirá sair vitorioso em 2026. 

São 5 minutos à Benfica que os nossos responsáveis políticos deviam ouvir até decorar a lição. 

MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR

+ O novo canal de entretenimento – ARTV

+ Ga la lamba – uma novela à portuguesa

+ O exagero da proteção de dados

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

NewsItem [
pubDate=2023-06-04 11:47:03.0
, url=https://visao.pt/opiniao/2023-06-04-os-5-minutos-de-clara-ferreira-alves/
, host=visao.pt
, wordCount=390
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_04_1122392574_visao-os-5-minutos-de-clara-ferreira-alves
, topics=[opinião, atualidade, bruno batista, josé sócrates, clara ferreira alves]
, sections=[opiniao, actualidade]
, score=0.000000]