observador.ptObservador - 4 jun. 00:15

O dia de Doris

O dia de Doris

Quanto a Doris parece que morreu cedo. Dionísio, inconsolável, tentou ser dramaturgo de segunda linha e uma das suas tragédias, conta outro historiador grego, chegou a ganhar o prémio Cidade de Almada

Um historiador observou recentemente que Dionísio I, o tirano de Siracusa na Sicília do fim do século V, tinha chamado a uma filha Aretê como compensação por ter uma mulher chamada Doris. Os nomes ‘Doris’ e ‘Aretê’ parecem incompreensíveis à maior parte dos leitores contemporâneos, que correm por isso o risco de não perceber as razões por que Dionísio terá feito o que fez.

É nestas alturas que precisamos de tradução. Acredita-se erradamente que a tradução consiste em encontrar palavras iguais em línguas diferentes, e que todos os termos de uma língua têm equivalentes em outras línguas. Mas traduzir é mais prosaicamente um dos muitos processos que usamos para tentar perceber coisas: e só muito raramente aquilo que se tenta perceber é uma palavra.

Aplicada ao problema de Dionísio a concepção errada de tradução não ajuda. A palavra grega ‘Doris’ diz-se em português ‘Doris’; as duas palavras são tão parecidas que não sabemos se são gregas ou portuguesas. ‘Aretê’ em grego, informam os dicionários entretanto, quer dizer virtude, ou qualidade particularmente excelente. A informação não ajuda porém a perceber o que se passou. Nenhum tirano português tentaria compensar o ónus de uma mulher chamada Doris chamando à filha Maria das Virtudes. Apenas com o dicionário não conseguimos explicar porque é que Dionísio achava que ‘Aretê’ compensaria ‘Doris;’ e sem essa explicação não percebemos nada da história que nos foi contada, isto é, não percebemos os motivos de Dionísio.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-06-04 01:15:51.0
, url=https://observador.pt/opiniao/o-dia-de-doris/
, host=observador.pt
, wordCount=278
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_03_496118046_o-dia-de-doris
, topics=[opinião, erro extremo]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]