www.publico.ptpublico.pt - 26 mai. 22:52

Homem detido por abrir porta de avião em pleno voo na Coreia do Sul

Homem detido por abrir porta de avião em pleno voo na Coreia do Sul

Avião com quase 200 pessoas a bordo aterrou em segurança em Daegu, sem feridos graves.

Foi detido esta sexta-feira um homem que abriu a porta de emergência de um avião da Asiana Airlines em pleno voo, minutos antes de aterrar na cidade de Daegu, na Coreia do Sul, lançando o pânico entre os passageiros.

O avião com 194 pessoas a bordo aterrou em segurança por volta das 12h40 locais (início da madrugada em Portugal). Tinha partido da ilha sul-coreana de Jeju uma hora antes.

Nove passageiros (todos crianças e adolescentes) tiveram de receber assistência médica por problemas respiratórios após a abertura da porta de emergência, informou um porta-voz dos bombeiros de Daegu. Outros receberam apoio psicológico por causa do susto. Ainda assim, ninguém terá ficado ferido com gravidade.

"Pensei que o avião ia explodir e que era assim que ia morrer", descreveu um passageiro de 44 anos à agência sul coreana Yonhap. "Foi o caos. Parecia que os passageiros junto à porta aberta estavam a desmaiar, um a um, enquanto os tripulantes de cabine perguntavam através dos microfones se existiam médicos a bordo."

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os momentos que antecederam a aterragem. Alguns passageiros e assistentes de bordo terão ainda tentado impedir o homem de abrir a porta, mas sem sucesso.

Inside cabin as plane door opened mid-flighthttps://t.co/1eyG1nTDXA pic.twitter.com/vqBUUI7DUe

— BBC News (World) (@BBCWorld) May 26, 2023

Após o incidente, as imagens mostram a porta aberta perto da asa esquerda do avião e o escorrega de emergência accionado.

O Ministério dos Transportes adiantou em comunicado que o responsável pelo incidente foi detido ainda no aeroporto e que as autoridades estão a investigar a violação das leis de segurança aérea. Foi também aberta uma investigação para averiguar se a Asiana Airlines seguiu os protocolos de controlo das saídas de emergência.

O avião estava a dois ou três minutos de aterrar quando o passageiro sentado junto a uma saída de emergência abriu uma protecção e puxou uma alavanca para que a porta se abrisse com o avião a 250 metros do solo, explicou um porta-voz da companhia aérea.

Todas as pessoas a bordo estavam sentadas e com os cintos de segurança apertados porque o avião estava prestes a aterrar, acrescentou.

"É particularmente perigoso durante a aterragem e descolagem, pelo que algum membro da tripulação deveria ter impedido o passageiro", afirmou, em declarações à Reuters, Sohn Myong-hwan, professor do departamento de manutenção de aeronaves da Universidade de Sehan, na Coreia do Sul. "Parece-me difícil que a companhia aérea se consiga isentar a qualquer eventual responsabilidade", concluiu.

Não são conhecidas as motivações do homem agora detido, que terá entre 30 e 40 anos.

NewsItem [
pubDate=2023-05-26 21:52:20.0
, url=https://www.publico.pt/2023/05/26/mundo/noticia/homem-detido-abrir-porta-aviao-pleno-voo-coreia-sul-2051233
, host=www.publico.pt
, wordCount=421
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_05_26_1962822101_homem-detido-por-abrir-porta-de-aviao-em-pleno-voo-na-coreia-do-sul
, topics=[aviação]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]