rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 25 mai. 23:08

"O investimento tem de recuperar”, avisa Centeno

"O investimento tem de recuperar”, avisa Centeno

“Em Portugal acabámos por pagar por estradas onde nunca andamos, temos estádios que estão vazios. Temos de planear, implementar e executar o investimento público com muito cuidado", defende o governador do Banco de Portugal.

Portugal precisa de investimento para convergir, mas executar bem leva tempo, afirmou esta quinta-feira o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Numa conferência em Lisboa, sobre “Investir e financiar a resiliência e renovação na Europa”, Mário Centeno lembrou que o país só convergiu com a União Europeia, quando o investimento e as exportações lideraram o crescimento.

Por isso, defende que é crítico que os indicadores de investimento voltem a subir nos próximos anos.

“Portugal só convergiu com a União Europeia em períodos em que as exportações e o investimento foram os motores do crescimento. Por isso, 2023 e os próximos anos são críticos, porque precisamos de regressar ao crescimento, o investimento tem de recuperar”, declarou o governador.

Há muito dinheiro a chegar de Bruxelas e que tem de ser acompanhado por capital privado para chegar às empresas e à economia, diz Mário Centeno.

São oportunidades únicas, mas agora os processos levam mais tempo. O governador diz que aprendemos com os erros do passado.

“Em Portugal acabámos por pagar por estradas onde nunca andamos, temos estádios que estão vazios, e isso é investimento público! Por isso nos tornamos mais seletivos e exigentes com o destino do dinheiro público, e isso é acertado. Temos de planear, implementar e executar o investimento público com muito cuidado, por isso demora tanto tempo”, sublinha.

O governador do Banco de Portugal voltou ainda a referir que as taxas de juro caminham para valores “normais”.

Lembra que o preço do gás natural na Europa já desceu 68,5%, em comparação com igual período do ano passado. Os preços na indústria e na construção também já descem, falta que estas quedas cheguem ao consumidor final.

NewsItem [
pubDate=2023-05-26 00:08:05.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2023/05/25/o-investimento-tem-de-recuperar-avisa-centeno/332872/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=270
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_05_25_1987447332_-o-investimento-tem-de-recuperar-avisa-centeno
, topics=[informação, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]