www.pcguia.ptpcguia.pt - 22 mar. 14:00

Opera integra o ChatGPT no browser

Opera integra o ChatGPT no browser

A Opera também tem planos para desenvolver um motor próprio para o browser com IA baseada no ChatGPT.

Em Fevereiro, a Opera anunciou que planeava integrar funcionalidades de geração de texto por Inteligência Artificial no seu browser com recurso à plataforma do ChatGPT. Esta semana, foi lançada uma nova versão do Opera, que integra essa tecnologia, tanto na forma da interface tradicional do ChatGPT, como sob a forma do ChatSonic, um chatbot que mistura funcionalidades de vários serviços de IA, como do gerador de imagens Midjourney, do ChatGPT e do gerador de conteúdos escritos Jasper.

Para poder usar a nova funcionalidade, tem de ter a versão mais recente do browser e depois clicar em ‘Configuração fácil’, que está no canto superior direito da janela e ligar a funcionalidade ‘AI Prompts’.

Depois de ligada esta opção, os botões para aceder às funcionalidades de IA aparecem na coluna que está à esquerda da janela. Se clicar num destes botões, surge uma nova coluna na parte esquerda da janela. As funcionalidades de IA também podem ser usadas quando selecciona texto nas páginas que visita.

Opera_2 Os AI Prompts surgem quando se selecciona texto numa página web.

Esta funcionalidade sugere várias formas de usar os chatbots em conjunto com o texto que foio seleccionado na página, como pode exemplo transformar o texto para soar como o Yoda de Guerra das Estrelas, explicar os conceitos ou numa anedota.

Segundo a Opera, estas novas funcionalidades são apenas a primeira fase da integração de Inteligência Artificial no seu browser. Na segunda fase, a Opera irá lançar o seu próprio motor para o browser, baseado em IA.

NewsItem [
pubDate=2023-03-22 15:00:57.0
, url=https://www.pcguia.pt/2023/03/opera-integra-o-chatgpt-no-browser/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=247
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_22_723782140_opera-integra-o-chatgpt-no-browser
, topics=[tecnologia, opera, notícias, inteligência artificial, software, chatgpt]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]