www.pcguia.ptpcguia.pt - 22 mar. 15:01

Como activar um sistema de alerta de terramotos no seu smartphone

Como activar um sistema de alerta de terramotos no seu smartphone

Descubra como ligar, ou confirmar se está ligado, o sistema de alerta de terramotos no seu smartphone Android.

Sabia que, em caso de um desastre natural como um terramoto, o seu smartphone Android pode emitir avisos de emergência? Esta função, que faz parte do sistema de aviso do próprio sistema operativo da Google está activado por defeito, e além de servir de alerta, divulga informações importantes sobre o que fazer durante o terramoto, e após a ocorrência do mesmo. Apesar de cada smartphone ter a sua própria interface personalizada, como o OneUI para a Samsung, ColorOS para a Oppo, EMUI para Huawei e MIUI para Xiaomi, o acesso ao menu de gestão destas funções é praticamente o mesmo.

Para ter acesso a este menu, terá que aceder ao menu principal de ‘Definições’ do seu smartphone, escolhendo a opção ‘Segurança e emergência’. Dentro deste menu encontrará várias opções, como a possibilidade de introduzir as suas informações médicas a qualquer pessoa que aceda ao seu smartphone, mesmo que este tenha o ecrã bloqueado, facilitando assim o acesso a essas informações em caso de emergência. O único inconveniente é que qualquer pessoa com acesso ao seu smartphone terá acesso a essas mesmas informações.

Clicando na opção ‘Alertas de terramoto’, terá acesso ao menu que permite gerir os alertas de terramotos, sendo explicada a forma como a Google consegue, usando a sua localização aproximada, determinar o envio de mensagens de aviso de terramotos de magnitude igual ou superior a 4.5 na escala de Richter. Todos os terramotos são identificados utilizando os sistemas de alerta da ShakeAlert, bem como da própria Google.

Se clicar no botão ‘Veja uma demonstração’, terá acesso a uma página com o sinal de aviso da presença de um terramoto, onde são dadas instruções para o utilizador se proteger durante o evento, como o baixar, proteger e aguardar. Mais abaixo existe ligações para páginas com informações úteis sobre o que fazer antes, durante e após um terramoto, com dicas que vão desde como preparar um kit de emergência até aos locais mais seguros para se abrigar durante o terramoto.

NewsItem [
pubDate=2023-03-22 16:01:20.0
, url=https://www.pcguia.pt/?p=261602
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_22_2074401915_como-activar-um-sistema-de-alerta-de-terramotos-no-seu-smartphone
, topics=[tecnologia, alerta, smartphone, notícias, android, terramoto, noticia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]