tek.sapo.pttek.sapo.pt - 22 mar. 13:28

Há mais de 5.000 exoplanetas descobertos. Missões da ESA vão perceber mais sobre as suas características

Há mais de 5.000 exoplanetas descobertos. Missões da ESA vão perceber mais sobre as suas características

Cheops, Plato e Ariel são missões da ESA que pretendem dar a conhecer as características dos exoplanetas já descobertos.

Até à data foram descobertos mais de 5.000 exoplanetas, mas em muitos casos, desconhecem-se as suas principais caraterísticas. A Agência Espacial Europeia (ESA) quer contrariar o facto e tem várias missões, presentes e futuras, dedicadas a descobrir como são estes corpos celestes, como é o caso de Cheops, Plato e Ariel.

As três missões vão estudar os planetas em trânsito com o objetivo de determinar, por exemplo, o seu tamanho, massa e idade, entre outras caraterísticas.

Lançada em dezembro de 2019, a Cheops (CHaracterising ExOPlanet Satellite) foca a sua busca mini-Neptunos, planetas com tamanhos entre a Terra e Neptuno, conhecidos por orbitarem estrelas brilhantes próximas. O objetivo é que a missão descubra o tamanho desses planetas e, por exemplo, detetar se têm nuvens.

A Plato (PLAnetary Transits and Oscillations of stars) vai dedicar-se a analisar todos os tipos de exoplanetas, determinando tamanhos, massas e respetivas idades, assim como a analisar as suas estrelas hospedeiras.

CHEOPS revela exoplaneta com uma forma de bola de râguebi Ver artigo

A ESA garante que os instrumentos da missão são tão apurados que serão capazes de descobrir uma segunda Terra. Considera-se que as observações da Plato - que tem data prevista de lançamento para 2026 - podem vir a revolucionar o entendimento atual da formação de planetas e da evolução dos sistemas planetários, assim como demonstrar o potencial de habitabilidade destes diversos mundos.

Por fim, em 2029 seguirá viagem Ariel (Atmospheric Remote-sensing Infrared Exoplanet Large-survey) com o objetivo de explorar propriedades como a composição química e temperatura e a atmosferas, usando a técnica de espectroscopia de transmissão, de aproximadamente 1.000 planetas em trânsito.

Veja o vídeo 

A ESA espera que as três missões juntas ajudem a caraterizar os exoplanetas já descobertos e os seus sistemas, revelando ao mesmo tempo “o quão especial é o nosso próprio Sistema Solar”.

O estudo de exoplanetas tem vindo a ser aperfeiçoado nos últimos anos depois da grande descoberta da NASA com o telescópio espacial Kepler, em 2016na qual se identificaram mais de 100 planetas fora do nosso sistema solar, mas a orbitar uma estrela e com potencial para existência de condições de vida.

Clique nas imagens para mais detalhes

NewsItem [
pubDate=2023-03-22 14:28:00.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/ha-mais-de-5-000-exoplanetas-descobertos-missoes-da-esa-vao-perceber-mais-sobre-as-suas-caracteristicas
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=367
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_22_1727511634_ha-mais-de-5-000-exoplanetas-descobertos-missoes-da-esa-vao-perceber-mais-sobre-as-suas-caracteristicas
, topics=[tecnologia, esa, ariel, astronomia, exoplanetas, cheops, plato]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]