visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 mar. 15:52

Visão | Sabe ler a sua fatura da água? A explicação dos componentes que tem de pagar

Visão | Sabe ler a sua fatura da água? A explicação dos componentes que tem de pagar

A propósito do Dia Mundial da Água, a Deco Proteste lançou um guia para ajudar os consumidores a saberem o que estão a pagar

Compreender todos os parâmetros da fatura da água – eletrónica ou em papel – é uma tarefa complexa e não existem muitos recursos que ajudam à sua análise. A maior organização de defesa do consumidor em Portugal criou um guia simples para “informar os consumidores sobre os custos diretos e ‘escondidos’ na fatura, como é o caso do método de cálculo do montante pago pelos resíduos sólidos urbanos”.

Na parte superior esquerda da fatura encontrará os totais das suas despesas: o abastecimento, o saneamento, os resíduos sólidos urbanos, a taxa de recursos hídricos e a taxa de gestão de resíduos. Da parte direita encontra o abastecimento, ou seja, a tarifa que é valor variável de acordo com os escalões expressos em m3 de água por cada 30 dias e o tipo de consumo. Mais abaixo encontra a parte do saneamento, uma tarifa variável destinado à Câmara Municipal.

Ainda do lado direito, mais ou menos a meio da fatura, encontra a tarifa dos Resíduos Sólidos Urbanos, valor também destinado à Câmara Municipal que engloba o preço de aplicação ao período de prestação de serviços e a tarifa variável calculada em função do consumo da água.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! Telegrama Olhar pela imprensa internacional que nos ajuda a compreender o mundo pela escrita dos outros

Na parte do IVA, como o nome refere, pode consultar que parte do que paga vai para o estado. No fundo, do lado esquerdo, encontra o custo médio unitário, que se traduz na informação do serviço em alta para abastecimento, saneamento e resíduos.

Por fim, no fundo do lado direito, encontra as taxas de recursos hídricos do abastecimento e saneamento, assim como a taxa de gestão de recursos, valor que incide sobre a quantidade de água faturada com o objetivo de repercutir os custos ambientais associados à gestão de resíduos.

Veja a imagem:

Fonte: Deco Protest Para saber mais
NewsItem [
pubDate=2023-03-22 16:52:08.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2023-03-22-sabe-ler-a-sua-fatura-da-agua-a-explicacao-dos-componentes-que-tem-de-pagar/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_03_22_1025077490_visao-sabe-ler-a-sua-fatura-da-agua-a-explicacao-dos-componentes-que-tem-de-pagar
, topics=[fatura, fatura da água, ajuda, atualidade, sociedade, água]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]