www.jn.ptjn.pt - 28 jan. 10:50

Austrália procura cápsula radioativa perdida durante transporte

Austrália procura cápsula radioativa perdida durante transporte

Está curso uma busca urgente na Austrália Ocidental, este sábado, depois de ter sido dado o alerta para o desaparecimento de uma pequena cápsula radioativa, enquanto estava a ser transportada de uma mina para a cidade de Perth.

A minúscula cápsula de prata de oito milímetros por seis milímetros, que é utilizada em operações mineiras, está desaparecida desde meados de janeiro e contém a substância radioativa Caesium-137, segundo o Departamento de Saúde da Austrália Ocidental.

Acredita-se que a cápsula tenha caído de um camião enquanto era transportada para um armazém, entre a remota cidade de Newman e os subúrbios do norte de Perth, a uma distância de cerca de 1400 quilómetros.

As autoridades de saúde alertam que pode causar queimaduras por radiação ou doenças se for manuseada e pedem ao público para não pegar na cápsula, se esta for encontrada, e para contactar os serviços de emergência.

"A preocupação é que alguém pegue sem saber com o que está a lidar", diz Andrew Robertson, chefe de saúde da Austrália Ocidental.

Um porta-voz dos bombeiros disse que estão a dar prioridade às áreas povoadas durante a busca, o que poderá levar semanas.

As autoridades só foram alertadas na quarta-feira depois de a empresa responsável pela cápsula se ter apercebido da sua falta, acrescentou o responsável.

NewsItem [
pubDate=2023-01-28 11:50:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/australia-procura-capsula-radioativa-perdida-durante-transporte-15738668.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=171
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_28_926398154_australia-procura-capsula-radioativa-perdida-durante-transporte
, topics=[austr�lia, austrália, radioatividade, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]