www.jn.ptjn.pt - 28 jan. 00:39

Homem que atacou polícias na invasão do Capitólio condenado a quase sete anos de prisão

Homem que atacou polícias na invasão do Capitólio condenado a quase sete anos de prisão

Um homem de 33 anos, que atacou dois polícias com gás pimenta durante o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, foi condenado esta sexta-feira a quase sete anos de prisão.

ulian Khater, natural de Nova Jersey, foi condenado por um tribunal federal no Distrito de Colúmbia a 80 meses de prisão por duas acusações de agressão a um polícia.

Um dos dois polícias atacados por Khater, o agente Brian Sicknick, morreu um dia após o ataque.

Embora um médico legista tenha determinado na altura que a morte de Sicknick foi "natural" devido a um derrame cerebral, os advogados da sua companheira, Sandra Garza, argumentaram no processo que "todos os eventos de 06 de janeiro (...) conduziram à morte" do agente.

Khater viajou para Washington em 06 de janeiro, juntamente com outro homem que também foi detido.

Entre os seus pertences estavam duas latas de repelente de urso e duas latas de gás pimenta, de acordo com a acusação do Departamento de Justiça.

Após ouvirem o discurso que o ex-Presidente Donald Trump fez naquele dia na Casa Branca, os dois homens caminharam até o Capitólio, onde enfrentaram, juntamente com uma multidão enfurecida e incentivada pelo magnata republicano, policias que tentavam impedir a sua entrada no prédio.

Durante o confronto, Khater usou o gás pimenta para atacar Sicknick e outro polícia no rosto, refere a acusação.

Quer Khater, quer o seu parceiro, George Tanios, declararam-se culpados no ano passado.

Segundo dados das autoridades norte-americanas, cerca de 140 agentes foram agredidos por manifestantes apoiantes de Trump, que estavam armados com machados, tacos e outras armas e que tentaram impedir a certificação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden, que conquistou as eleições presidenciais de 2020.

NewsItem [
pubDate=2023-01-28 01:39:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/homem-que-atacou-policias-na-invasao-do-capitolio-condenado-a-quase-sete-anos-de-prisao-15736799.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=249
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_28_505491865_homem-que-atacou-policias-na-invasao-do-capitolio-condenado-a-quase-sete-anos-de-prisao
, topics=[eua, invasão ao capitólio, mundo, invas�o ao capit�lio]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]