www.jn.ptjn.pt - 28 jan. 11:52

Sporting-F. C. Porto: como funciona o radar do ″scouting″ da formação

Sporting-F. C. Porto: como funciona o radar do ″scouting″ da formação

Jogadores são observados em diversos contextos e são avaliados aspetos técnicos, táticos, físicos, psicológicos e comportamentais.

As redes de "scouting", ou deteção de talentos, funcionam de uma forma muito semelhante no F. C. Porto e no Sporting, Nenhum jogador é contratado antes de ser observado várias vezes e por scouts diferentes, que avaliam várias dimensões dos atletas que se sistematizam em aspetos físicos (força, velocidade, capacidade de resistência), táticos (ofensivo e defensivo, bolas paradas, posicionamento e capacidade de decisão), técnicos (qualidade de passe, receção, jogo aéreo, posse e condução de bola) e psicológicos (interesse em ouvir críticas, atitude mesmo não sendo primeira opção, etc...). A altura também é importante, ao ponto de guarda-redes e centrais com menos de 1,86 metros de potencial de crescimento serem descartados.

Os potenciais talentos são ainda avaliados em contextos diferentes, conforme o adversário: uma coisa será avaliar um jogador contra uma equipa de igual valia, onde é necessário atacar e defender, outra será avaliá-lo frente a um adversário inferior, em que a principal preocupação será atacar e ter menos cuidados defensivos.

NewsItem [
pubDate=2023-01-28 12:52:00.0
, url=https://www.jn.pt/desporto/sporting-f-c-porto-como-funciona-o-radar-do-scouting-da-formacao-15731980.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=159
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_28_1508231920_sporting-f-c-porto-como-funciona-o-radar-do-scouting-da-formacao
, topics=[sporting, f.c. porto, desporto, taça da liga, futebol, ta�a da liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]