observador.ptobservador.pt - 26 jan. 01:07

Embaixador do Irão não apertou a mão à rainha Letizia em encontro do corpo diplomático

Embaixador do Irão não apertou a mão à rainha Letizia em encontro do corpo diplomático

Lei iraniana proíbe homens de dar a mão a mulheres em público. Embaixador iraniano em Espanha evitou contacto físico com rainha, substituindo o cumprimento por uma mão sobre o peito.

Os Reis de Espanha receberam o Corpo Diplomático no Palácio Real, na manhã desta quarta-feira, e não foi apenas o look de Letizia que deu que falar. Quando o embaixador do Irão se dirigiu aos monarcas para os cumprimentar, cumprimentou o Rei mas evitou tocar na rainha – e esse gesto tornou-se viral nas redes sociais espanholas.

A cerimónia colocava os reis lado a lado enquanto os embaixadores convidados se aproximavam um a um e cumprimentavam, com um aperto de mão, primeiro o Rei e depois a rainha. Desde o triunfo da revolução islâmica no Irão, em 1979, que os homens não podem dar a mão às mulheres em público, explica o El País. Por isso, como se pode ver no vídeo que o jornal publicou no Twitter, o embaixador da República Islâmica do Irão em Espanha, Hassan Ghashghavi, deu um aperto de mão a Felipe VI, mas não houve contacto físico com Letizia. Em vez disso o diplomata colocou a mão sobre o lado esquerdo do peito e olhou para a rainha de forma fugaz, avançando rapidamente.

VÍDEO | Los Reyes han recibido esta mañana al Cuerpo Diplomático y uno de los momentos más comentados ha sido el saludo del embajador iraní: le ha dado la mano a Felipe VI, pero no a la reina Letizia https://t.co/WnReYlu4Lu pic.twitter.com/QYycBQxfAV

— EL PAÍS (@el_pais) January 25, 2023

A receção ao Corpo Diplomático é um evento que acontece no início de cada ano e, na manhã desta quarta-feira, estiveram presentes no Palácio Real os representantes de 126 embaixadas residentes em Espanha e de quase 800 consulados. Depois de dois anos em que a pandemia obrigou a restrições, a cerimónia regressou à total normalidade com a sala do trono como cenário.

A Ucrânia foi tema neste encontro e o Rei pediu que os diplomatas se juntem ao apoio que Espanha tem dado ao país em guerra. Não estiveram presentes os novos embaixadores da Rússia e da Venezuela porque as respetivas credenciais ainda não foram apresentadas ao Rei e trata-se de um requisito necessário para exercerem oficialmente as suas funções.

NewsItem [
pubDate=2023-01-26 01:07:33.0
, url=https://observador.pt/2023/01/26/embaixador-do-irao-nao-apertou-a-mao-a-rainha-letizia-em-encontro-do-corpo-diplomatico/
, host=observador.pt
, wordCount=342
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_26_415751558_embaixador-do-irao-nao-apertou-a-mao-a-rainha-letizia-em-encontro-do-corpo-diplomatico
, topics=[irão, letizia, coroa espanhola, casas reais]
, sections=[]
, score=0.000000]