www.jn.ptjn.pt - 25 jan. 23:39

Forças israelitas matam dois palestinianos em novos ataques

Forças israelitas matam dois palestinianos em novos ataques

Tropas israelitas mataram, esta quarta-feira, a tiro um palestiniano que alegadamente tentou esfaquear um soldado na Cisjordânia, enquanto outro foi morto após manusear uma pistola falsa durante uma operação no leste de Jerusalém, segundo autoridades palestinianas.

A violência ocorre num momento de tensões sobre o novo Governo de Israel, o mais à direita da história do país.

Na quarta-feira, o ultranacionalista ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, prometeu continuar as visitas à Esplanada das Mesquitas, um local sagrado de Jerusalém, apesar dos apelos da vizinha Jordânia para que Israel mantenha um status quo no local.

O Ministério da Saúde palestiniano identificou o homem morto como Aref Abdel Nasser Lahlouh, de 20 anos. O Exército israelita disse que o jovem carregava uma faca e foi baleado depois de tentar atacar um soldado num posto militar.

Um vídeo nas redes sociais mostrou um homem a sair de um carro, a correr em direção aos militares enquanto segurava um artefacto na mão direita e depois a cair no chão.

Na quarta-feira anterior, as forças israelitas demoliram a casa de um atirador palestiniano que alegadamente matou um soldado israelita num posto de controlo de Jerusalém em 2022.

Israel diz que tais demolições impedem futuros ataques, enquanto palestinianos e grupos de direitos humanos referem que punem injustamente pessoas que não estiveram envolvidas na violência.

A polícia disse que cerca de 300 oficiais e soldados entraram no campo de refugiados de Shuafat para demolir a casa de Uday Tamimi.

A polícia disse que abriu fogo contra um palestiniano que suspeitava estar armado e fazer mira aos militares, mas a arma era falsa.

O Ministério da Saúde da Palestina disse que Mohammed Ali, de 17 anos, foi morto.

Imagens divulgadas pela polícia mostram o adolescente com a cara coberta e encapuzado. O vídeo mostra o jovem a correr, a largar a arma e cair no chão.

As mortes de hoje elevaram para 20 o número de palestinianos mortos pelas forças israelitas.

Quase 150 palestinianos foram mortos no ano passado, tornando-o o mais mortal desde 2004, de acordo com dados da organização não governamental de direitos humanos israelita B'Tselem.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 23:39:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/forcas-israelitas-matam-dois-palestinianos-em-novos-ataques-15723564.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=306
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_947896742_forcas-israelitas-matam-dois-palestinianos-em-novos-ataques
, topics=[palestina, israel, mundo, cisjordânia, cisjord�nia]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]