rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 25 jan. 17:21

Centro histórico de Odessa na lista do Património Mundial da UNESCO

Centro histórico de Odessa na lista do Património Mundial da UNESCO

Cidade ucraniana ameaçada pela guerra foi incluída também na Lista do Património Mundial em Perigo, de maneira a "proteger o património cultural".

O centro histórico da cidade ucraniana de Odessa foi inscrito esta quarta-feira na Lista do Património Mundial e na Lista do Património Mundial em Perigo da UNESCO.

A decisão foi comunicada pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que acrescenta que a nomeação do painel de especialistas permitirá “proteger o património cultural da cidade ameaçada desde a invasão da Rússia”, que teve início a 24 de fevereiro, além do acesso a ajudas financeiras internacionais.

Para a candidatura, o Comité do Património Mundial utilizou um procedimento de emergência previsto nas Diretrizes Operacionais da Convenção do Patrimônio Mundial para tomar a decisão.

A proposta tinha sido oficializada em outubro do ano passado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, num discurso online para a UNESCO.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, a cidade foi palco de bombardeamentos, que levaram à reparação de danos causados no Museu de Belas Artes de Odessa e no Museu de Arte Moderna da cidade.

A UNESCO forneceu ainda equipamentos para a digitalização de cerca de mil obras de arte e do acervo documental do Arquivo do Estado de Odessa, além de equipamentos para proteger edifícios e obras de arte ao ar livre.

Além do centro histórico de Odessa, foi nomeado ainda Património Mundial e Património Mundial em Perigo e os marcos do Antigo Reino de Sabá, em Marib.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 17:21:07.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/25/centro-historico-de-odessa-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-unesco/317440/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=217
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_945276746_centro-historico-de-odessa-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-unesco
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]