eco.sapo.pteco.sapo.pt - 25 jan. 18:31

UNA nega roubo de dados de clientes após ciberataque

UNA nega roubo de dados de clientes após ciberataque

A seguradora foi atacada por piratas informáticos mas afirma que não foi identificado qualquer roubo de dados relacionado com clientes.

A Una Seguros informou que, no dia 13 de janeiro, foi alvo de um ataque informático e que ativou imediatamente “todas as providências necessárias para a contenção, resolução e mitigação dos efeitos do ataque”, negando que, ao contrário do que foi noticiado, os dados dos clientes não foram afetados.

O novo ataque, em 2 de dezembro passado tinha existido outro, deveu-se ao Malware denominado de Ransomware “PLAY”. Logo que o ataque foi detetado – diz a UNA Seguros – a “Infraestrutura Tecnológica” da Companhia foi isolada, não tendo sido identificado qualquer roubo de dados relacionado com Clientes.

Ainda segundo a companhia, os incidentes foram comunicados à Polícia Judiciária, à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), ao Centro Nacional de Cibersegurança e à ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

A companhia acrescenta que, sendo o segundo ataque num curto intervalo de tempo, a Una reforçou adequadamente as suas defesas e medidas de segurança, de modo a prevenir futuros incidentes, tendo contratado imediatamente serviço DFIR (Digital Forensics and Incident Response) a uma empresa especialista em cibersegurança.

“Estamos plenamente confiantes de que, com o adequado reforço das medidas de segurança, ficamos eficazmente defendidos contra futuros ciberataques”, conclui a UNA Seguros.

Segundo informação divulgada pelo Expresso, especialistas em cibersegurança contactados pelo jornal afirmaram que “têm vindo a ser distribuídos na Dark Web 6,6 gigabytes (GB) de dados extraídos após os ataques à seguradora”.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 18:31:50.0
, url=https://eco.sapo.pt/2023/01/25/una-nega-roubo-de-dados-de-clientes-apos-ciberataque/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_576340126_una-nega-roubo-de-dados-de-clientes-apos-ciberataque
, topics=[riscos & produtos]
, sections=[]
, score=0.000000]