desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 25 jan. 17:47

Haller recuperou de um cancro e voltou ao futebol: "A quimioterapia destruiu-me por dentro e a operação por fora"

Haller recuperou de um cancro e voltou ao futebol: "A quimioterapia destruiu-me por dentro e a operação por fora"

O avançado costa-marfinense foi contratado pelo emblema alemão no último verão ao Ajax.

Sébastien Haller estreou-se com a camisola do Borussia Dortmund em jogos oficiais no último fim de semana. O avançado costa-marfinense foi contratado pelo emblema alemão no último verão ao Ajax, para ocupar o lugar de Elring Haaland, mas só agora fez os primeiros minutos.

Antes dos jogos oficiais, o avançado de 28 anos foi diagnosticado com um cancro nos testículos, algo que o afastou dos relvados até agora. Haller foi operado e submetido a sessões de quimioterapia para vencer o cancro.

Numa entrevista ao jornal francês 'L' Equipe', o jogador revelou como foi o tratamento e como contou a mãe que tinha cancro.

"Liguei aos meus irmãos para que fossem passar a noite com a nossa mãe, porque a minha tia, que também era a sua melhor amiga, morreu de cancro em fevereiro de 2020. Isso ainda não foi ultrapassado e sabia que não ia lidar bem com esta notícia [...] Tive de ser forte mentalmente, estar bem rodeado e dizer a mim mesmo que com esta atitude ia conseguir superar este momento. Para quê ter medo? Se tiver de acontecer alguma coisa, vai acontecer. Se tiveres um certo controlo vais ter medo, mas não me restava outra coisa a não ser confiar nos médicos, que foram excecionais comigo", contou.

Haller revelou ainda como as sessões de quimioterapia o destruíram por dentro.

"A quimioterapia destruiu-me por dentro e a operação por fora. Depois da quimioterapia, ainda que te sintas bem, pareces na mesma uma pessoa doente, tens uns olhos escuros, não tens cabelo, os lábios escuros.. Nos primeiros dias tinha a voz que parecia que estava constipado, falava baixo, não tinha força", confessou.

O Borussia Dortmund, com Raphaël Guerreiro a titular, venceu no dia 22 de janeiro na receção ao Augsburgo por 4-3, num encontro da 16.ª jornada da Liga alemã de futebol marcado pelo regresso de Sébastien Haller aos relvados.

O avançado internacional da Costa do Marfim foi lançado na partida aos 62 minutos e recebeu a maior ovação da tarde, depois de ter estado afastado dos relvados durante oito meses devido a doença.

Haller, de 28 anos, cumpriu mesmo a estreia em jogos oficiais pelo Borussia Dortmund, depois de ter sido contratado ao Ajax no verão passado.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 17:47:43.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/bundesliga/artigos/haller-recuperou-de-um-cancro-e-voltou-ao-futebol-a-quimioterapia-destruiu-me-por-dentro-e-a-operacao-por-fora
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=361
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_495266801_haller-recuperou-de-um-cancro-e-voltou-ao-futebol-a-quimioterapia-destruiu-me-por-dentro-e-a-operacao-por-fora
, topics=[/futebol/bundesliga/, desporto, futebol, bundesliga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]