observador.ptobservador.pt - 25 jan. 00:51

Ex-militar que ameaçou Marcelo já tinha sido condenado por crimes idênticos contra altas figuras do Estado

Ex-militar que ameaçou Marcelo já tinha sido condenado por crimes idênticos contra altas figuras do Estado

Suspeito sofre de perturbação de personalidade e já foi condenado a internamento por crimes semelhantes contras altas figuras do Estado e diretor da PJ. Mas risco subiu agora, com a ameaça de morte.

O homem que foi detido pela Polícia Judiciária por ameaçar de morte o Presidente da República, caso Marcelo não lhe transferisse um milhão de euros, poderá não ser um homem inofensivo. Se, por um lado, o chefe de Estado desvalorizou a ameaça — a carta que chegou a Belém até tinha um número de telemóvel e a identificação de uma conta bancária para onde deveria ser transferido o dinheiro —, para a Polícia Judiciária a investigação foi bem mais complexa e o resultado foi inesperado: o autor da ameaça era já conhecido da Polícia.

O homem, detido esta terça-feira na sequência de uma investigação de três meses da PJ, tinha sido preso e condenado no passado por crimes idênticos contra outras altas figuras do Estado e da área da segurança: espiões, procuradores —incluindo a própria Procuradora-Geral da República — e até o próprio Diretor Nacional da PJ já tinham estado na mira deste ex-militar. Mas a pena de internamento em ambulatório, que lhe foi aplicada em março de 2020, permitiu-lhe continuar a cometer os mesmos crimes.

Agora, porém, havia uma diferença significativa face ao seu histórico criminal: desta vez, a exigência de um pagamento avultado (um milhão de euros) não serviria como moeda de troca para a não divulgação de dados pessoais e financeiros. Desta vez, o homem fazia ameaças diretas contra a integridade física; e a ‘vítima’ seria o Presidente da República.

“Estas personagens não podem ser desvalorizadas. Fixam um alvo e podem cometer uma desgraça”, alerta uma fonte da PJ, que diz ao Observador que, ao contrário do que Marcelo Rebelo de Sousa insinuou, a investigação “deu muito trabalho”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 00:51:18.0
, url=https://observador.pt/especiais/ex-militar-que-ameacou-marcelo-ja-tinha-sido-condenado-por-crimes-identicos-contra-altas-figuras-do-estado/
, host=observador.pt
, wordCount=310
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_486309322_ex-militar-que-ameacou-marcelo-ja-tinha-sido-condenado-por-crimes-identicos-contra-altas-figuras-do-estado
, topics=[polícia judiciária, crime, presidente marcelo]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]