visao.sapo.ptSERGIO MAGNO - 25 jan. 14:06

Exame Informática | O momento certo para investir numa carreira em Programação

Exame Informática | O momento certo para investir numa carreira em Programação

"Ter conhecimentos de programação é uma das competências mais requisitadas no mercado de trabalho, tendo a procura por programadores disparado nos últimos anos", sublinha Rodolfo Farinha, formador da Galileu, neste artigo de opinião

A necessidade de adaptação rápida a contextos desconhecidos tem aumentado e nas organizações reflete-se, também, numa pressão para reforçar as equipas de Tecnologias de Informação (TI), mais concretamente na área de Programação, responsável pelo desenvolvimento e manutenção de soluções tecnológicas adequadas aos clientes e à organização. A escassez de mão de obra especializada existente e exacerbada pela generalização do trabalho remoto é, ao mesmo tempo, um entrave e uma ameaça ao desenvolvimento das empresas. Por outro lado, a elevada procura por estes profissionais e escassez dos mesmos no mercado representa uma excelente oportunidade de carreira para quem deseje enveredar pela área de Desenvolvimento.

Em termos gerais, um programador contribui para o desenvolvimento, otimização, manutenção e testes de software. A forma de trabalhar pode variar, mas alguns princípios são os mesmos: é necessário ter conhecimento de, pelo menos, uma linguagem de programação, desenvolver competências interpessoais, e ser conhecedor dos vários conceitos de tecnologia usados no mercado.

A especificidade do trabalho a ser desenvolvido também é algo a ter em conta: existirão sempre profissionais com maior foco/especialização em domínios específicos, como front-end (interface visualizada pelos utilizadores), back-end (código por trás do sofware/lógica de negócio), full-stack (que une as duas anteriores) ou mobile (específico para dispositivos móveis). Mas, em suma, um programador é responsável por transformar ideias e requisitos em produtos digitais. Além disso, esta é uma área onde não é só o código que importa, existindo igualmente a preocupação com a experiência do utilizador, bem como com a segurança de dados.

Mercado de trabalho de Programação / Desenvolvimento

Esta é uma área que tem vindo a evoluir no mercado. Naturalmente, com o avanço da tecnologia, o aumento da procura de profissionais na área das tecnologias da informação é significativo em todo o tipo de organizações.

Ter conhecimentos de programação é portanto, uma das competências mais requisitadas no mercado de trabalho, tendo a procura por programadores disparado nos últimos anos, com as empresas a procurarem candidatos que possam dar vida a projetos e aplicações digitais.

Um dos grandes motivos para optar por uma carreira em programação é a facilidade de se conseguir emprego e empreender na área. Atualmente, são muitas as oportunidades no mercado de trabalho para programadores. No entanto, essa procura não é acompanhada pela oferta, levando a uma escassez de profissionais neste segmento. O tempo necessário para adquirir todo o conhecimento exigido fica aquém da velocidade com que a transformação digital invadiu o quotidiano das empresas, levando a que o mercado não consiga satisfazer as necessidades das organizações. De acordo com o “Talent Shortage Survey”, lançado pelo ManpowerGroup em 2022, cargos como o de programador, estão entre aqueles que os recrutadores têm maior dificuldade em preencher, sendo este um desafio apontado por 84% dos líderes do setor tecnológico.

Além das várias startups tecnológicas que têm vindo a surgir, o nosso país tem também sido escolhido por várias empresas mundiais para localização de equipas de desenvolvimento e suporte.

De acordo com uma publicação de 2022 da Exame Informática, os salários da área de TI devem aumentar entre 6% e 9%. Isso significa que esse mercado deve continuar a crescer, confirmando a tendência dos anos anteriores.

O facto de a procura ser maior que a oferta, e tendo em conta o grau de especialização da profissão, pode afirmar-se que ser programador em Portugal é, neste momento, garantia de um salário acima da média.

Naturalmente, tudo depende do segmento da empresa, do produto e do projeto, mas além de vencimentos acima da média, há empresas a apostar em diversos benefícios para atrair e reter colaboradores desta área.

Em suma, a área de Desenvolvimento / Programação é claramente um dos setores em expansão no país, e assim deverá manter-se nos próximos anos. Esta lacuna de profissionais não é, aliás, exclusiva a Portugal. Com a globalização e o boom do trabalho remoto, é hoje possível agarrar oportunidades além-fronteiras, sem sair de casa.

As organizações das mais variadas áreas e indústrias precisam de programadores e cabe aos interessados adquirir competências e capacidades para abraçarem os seus desafios.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 14:06:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/opiniao-ei/2023-01-25-o-momento-certo-para-investir-numa-carreira-em-programacao/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=663
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_2075156744_exame-informatica-o-momento-certo-para-investir-numa-carreira-em-programacao
, topics=[tecnologia, opinião, programação, exame informática]
, sections=[opiniao, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]