observador.ptobservador.pt - 25 jan. 22:53

Ministro da Educação garante "caminho de aproximação" aos professores mas PSD fala em "metaverso socialista"

Ministro da Educação garante "caminho de aproximação" aos professores mas PSD fala em "metaverso socialista"

No debate na Assembleia da República, o ministro João Costa reconheceu que a insatisfação dos professores ainda é audível mas apontou vários exemplos de "aproximação" aos sindicatos.

O ministro da Educação, Jão Costa, assegurou no debate desta quarta-feira na Assembleia da República que está a fazer uma “aproximação a várias propostas” dos sindicatos e que tem “ouvido os representantes dos professores”, realçando as reuniões que estão ainda agendadas com as diversas forças sindicais. Da oposição, o PSD fala num “metaverso socialista” que não corresponde à realidade que se vive nas escolas.

Logo na intervenção de abertura, João Costa apontou aos privados, ao dizer que “a visão catastrofista da escola pública se faz ao sabor dos interesses políticos e comerciais“, numa referência à notícia que deu conta de um aumento de inscrições nos estabelecimentos particulares de ensino por causa das greves das últimas semanas. Uma afirmação que não demonstra que o governante acredita que o setor não enfrenta problemas: “Está tudo bem? Não. Está tudo feito? Não. Os profissionais sentem-se valorizados? Basta ouvi-los e perceber que não”.

Mas João Costa quis destacar os sinais de aproximação — na leitura do Governo — que têm sido dados nos últimos dias sobre a vinculação de professores, as percentagens de progressão na carreira, os instrumentos para responder à falta de professores, entre outros. Relativamente ao primeiro tema, o governante disse mesmo que as iniciativas “colheram pareceres das organizações sindicais com propostas de melhoria para que uma boa medida não introduza situações de injustiça”.

A oposição afasta-se da visão otimista do ministro da Educação com o deputado social-democrata António Cunha a falar de um “metaverso socialista” — uma realidade paralela no mundo virtual –, que não condiz com o que se passa: “o setor vive desde dezembro com greves e manifestações sem fim à vista, com alunos sem aulas e professores cansados de promessas não cumpridas” e “as declarações do ministro da Educação não tranquilizaram o setor”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 22:53:19.0
, url=https://observador.pt/2023/01/25/ministro-da-educacao-garante-caminho-de-aproximacao-aos-professores-mas-psd-fala-em-metaverso-socialista/
, host=observador.pt
, wordCount=338
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_1871805075_ministro-da-educacao-garante-caminho-de-aproximacao-aos-professores-mas-psd-fala-em-metaverso-socialista
, topics=[educação, governo, parlamento, política, assembleia da república]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]