pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 25 jan. 19:00

Win–win situation: exercício físico melhorou o desempenho de jogadores de videojogos

Win–win situation: exercício físico melhorou o desempenho de jogadores de videojogos

Apesar de este estudo não ter uma amostra significativa, concluiu que o exercício físico melhorou o desempenho de jogadores de videojogos.

Os videojogos são, normal e frequentemente, associados a um estilo de vida sedentário e, em consequência, pouco saudável. Por aqui, já desvendamos vários mitos, mas, apesar de este estudo não ter peso suficiente para isso, a verdade é que concluiu que o exercício físico melhorou o desempenho de jogadores de videojogos.

Embora sejam precisos mais estudos que corroborem as conclusões, os jogadores de videojogos podem testar e perceber se, para si, o exercício físico pré-videojogo resulta num melhor desempenho.

Embora não seja necessariamente regra, a verdade é que aqueles que se dedicam a jogar videojogos passam muitas horas em frente a uma consola ou a um computador, acabando por descurar outras atividades, nomeadamente, o exercício físico.

Por esta razão, os videojogos estão associados a um estilo de vida sedentário e pouco aconselhado. Ora, apesar do senso comum relativamente ao assunto, por se tratar de uma atividade viciante, por aqui, já vimos que este hobby pode ter um impacto positivo nos mais novos, melhorando a atividade cerebral e a capacidade de decisão, por exemplo.

Treininho de alta intensidade antes dos videojogos poderia potencializar desempenho dos jogadores

De acordo com um estudo de 2020, quem joga videojogos não tem de ser, necessariamente, sedentário. Aliás, a conclusão apontou que a atividade física poderia melhorar o desempenho nos videojogos.

Para o estudo, foram recrutados 20 voluntários, jogadores de League of Legends. Neste, os jogadores são agrupados em equipas e, com diferentes especializações, devem evoluir ao mesmo tempo que derrotam participantes adversários.

Esses 20 jogadores selecionados para o estudo foram divididos em dois grupos. O primeiro passou os 15 minutos que antecederam o jogo a ler, sentado. O segundo passou esses 15 minutos a executar um treino de alta intensidade. Depois, foram autorizados a jogar.

Através da análise do desempenho dos 20 jogadores, os investigadores perceberam que aqueles que tinham feito exercício físico antes do jogo tiveram um desempenho muito melhor, eliminando mais adversários, em menos tentativas.

Claro que, pela amostra de participantes e por só ter sido analisado o desempenho durante um único jogo, este estudo não é representativo. Por isso, os investigadores sugeriram, na altura, a realização de novas investigações, em maior escala, e a envolver jogos diferentes. Para já, a investigação não foi continuada.

Leia também:

Europa apela a medidas que contrariem os riscos dos videojogos e protejam os jovens

NewsItem [
pubDate=2023-01-25 19:00:51.0
, url=https://pplware.sapo.pt/jogos/win-win-situation-exercicio-fisico-melhorou-o-desempenho-de-jogadores-de-videojogos/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=379
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_25_1258950788_win-win-situation-exercicio-fisico-melhorou-o-desempenho-de-jogadores-de-videojogos
, topics=[videojogos, tecnologia, exercício físico, atividade física, estudo, jogos]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]