www.jn.ptjn.pt - 24 jan. 23:03

Dois berros de Paulinho na viagem pela montanha russa

Dois berros de Paulinho na viagem pela montanha russa

Avançado leonino, tantas vezes criticado, veste a pele de herói e derruba a resistência arouquense, com um bis. Golo anulado ao Antony gera polémica na primeira meia-final

Dois golos de Paulinho permitiram, esta terça-feira, ao Sporting bater o Arouca (2-1) e carimbar o passaporte para a terceira final consecutiva na Taça da Liga, a quinta em seis anos. O leão esteve por cima na primeira etapa, em alguns momentos foi quase imperial, mas sofreu um susto em cima do intervalo, valendo-lhe a intervenção do VAR. O Arouca foi competente e revelou forte atitude para nunca se desunir. Num minuto, foi do céu ao inferno, mas, na segunda parte, ainda relançou o encontro com o golo de Dabbagh.

O onze de Armando Evangelista entrou atrevido, mas sentiu a energia do leão, que beneficiou do dinamismo e entrosamento de Edwards e Nuno Santos. A fluidez e simplicidade do jogo nas alas não encontrava, porém, idêntica clarividência na zona de tiro. Pedro Gonçalves e Morita estiveram desinspirados.

A discussão de sentido único teve um epílogo profundamente emocionante na primeira parte com um "volte-face" que enfureceu os homens de Arouca. Uma fuga de Antony acabou com uma trivela que surpreendeu Adán e elevou os arouquenses ao céu. O árbitro Fábio Veríssimo foi, no entanto, alertado pelo VAR e marcou livre a favor dos leões, por braço de Basso, após uma aparente falta de Coates. A decisão deixou a equipa de Armando Evangelista em profunda revolta e pior ainda ficou com o golo de Paulinho, na sequência do lance.

Apesar da montanha russa, os arouquenses surgiram confiantes no recomeço e desafiaram o domínio leonino, chegando ao empate, num lance em que Dabbagh se antecipou a Adán, após cruzamento teleguiado de Alan Ruiz.

Com o empate, o Sporting recuperou novamente o controlo do jogo, mas sem grande inspiração. O fantasma dos penáltis pairou no ar, mas Paulinho, numa fotocópia do golo arouquense, antecipando-se ao guarda-redes, desequilibrou o marcador. O leão podia, finalmente, respirar de alívio.

Veja o resumo do jogo:

NewsItem [
pubDate=2023-01-24 23:03:00.0
, url=https://www.jn.pt/desporto/dois-berros-de-paulinho-na-viagem-pela-montanha-russa-15716811.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=302
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_01_24_1825890741_dois-berros-de-paulinho-na-viagem-pela-montanha-russa
, topics=[arouca, sporting, desporto, futebol, ta�a da liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]